22.03.2018

São Gabriel do Oeste: Artesã Sandra Conceição recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Durante Sessão Solene nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia do Artesão, a Assembleia Legislativa homenageou artesãos de todo o Estado com a medalha Conceição dos Bugres. O presidente, deputado estadual Junior Mochi, homenageou a artesã Sandra Conceição da Silva, coordenadora da Oficina do Luzes do Cerrado, em São Gabriel do Oeste. A indicação contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste, vereador Valdecir Malacarne.

Sandra durante a sua trajetória sempre teve vocação para desenhar e ao passar dos anos despertou-se para o artesanato. Em 2000 mudou-se para São Gabriel do Oeste e em 2007 teve a oportunidade de ingressar como auxiliar de montagem na Oficina do Projeto Luzes do Cerrado. Oficina esta responsável pela produção de peças, através da reutilização de garrafas PET, para a ornamentação da cidade nas festividades Natalinas.

A partir daí Sandra se dedicou aos trabalhos, foi em busca de qualificação e, diante da sua habilidade, foi elevada para a função de montadora das peças, trabalhando sempre com sorriso no rosto e focada nos seus objetivos.

Em 2013 foi convidada para ser a coordenadora da Oficina. Mesmo sabendo do desafio que vinha pela frente, ela manteve firme nos seus ideais e com muito respeito e educação vem conduzindo sua equipe e buscando sempre inovação e novidades, contribuindo assim para que o Projeto se torne referência no Estado de Mato Grosso do Sul e no País por reaproveitar garrafas PET que seriam descartadas de forma incorreta, vindo a degradar o meio ambiente.

“Estou muito feliz por reconhecerem o meu trabalho e da minha equipe. Tenho a certeza que este mérito não é só meu, mas sim de todas as pessoas que estiveram ou estão à frente deste projeto e que é orgulho para nós são-gabrielenses”, finaliza Sandra

Estiveram presentes na cerimônia, a Presidente da Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste-FUNGAB, Idione Maria Perin, a Diretora Cultural da FUNGAB, Neila Barbosa, Presidente da Obra Kolping Estadual (OKE), Antônio Valdir Padilha, Presidente da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, Silvia Letícia Padilha, Coordenadora da OKE, Marleida Strada, a Assistente de Biblioteca, Elis Maria Holsback Currales e a equipe da Oficina do Luzes do Cerrado, Maria Aparecida, Nelma Luiz, Jonas dos Santos, Adriana Curti e Maria Rosa, além de autoridades e lideranças estaduais e municipais.

Medalha

A medalha leva o nome de Conceição dos Bugres em homenagem a artista, radicada no Estado, que criou esculturas de bugres em madeira que se tornaram ícones da cultura local. A peça original era esculpida em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberta com cera de abelhas. Os cabelos e os detalhes do rosto eram feitos inicialmente com carvão, logo substituído por tinta preta. Conceição nasceu em 1914, no Rio Grande do Sul, e veio morar no então Mato Grosso aos seis anos de idade. A artesã morreu em 1984.