Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

28.02.2018

Reunião na Câmara Municipal analisa adequações feitas transporte escolar de São Gabriel do Oeste

Atualmente, cerca de 800 estudantes dependem do transporte escolar em São Gabriel do Oeste e inúmeras são as reclamações envolvendo este setor, especialmente no início do ano letivo. Diante destas reclamações, os vereadores realizaram nesta quarta-feira (28), uma reunião com a secretária municipal de educação, cultura e desporto, Kalícia de Brito França, e com o coordenador do transporte escolar, Franklin Razzac, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre o serviço e elencar as principais adequações que estão sendo adotadas pela Prefeitura.

De acordo com relatório do Departamento de Transporte Escolar, o município possui  o total de 25 linhas de transporte, sendo 11 próprias e 14 terceirizadas, que percorrem diariamente cerca de 3.142 quilômetros. O custo médio mensal com terceirizados é de R$ 127.786,07.

A secretária apontou que, em 2017, foram alcançados alguns avanços no setor do transporte escolar. Como exemplo, citou a realização de novo mapeamento de linhas, o que gerou economia mensal significativa e maior efetividade do serviço, comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo ela, chegou-se a uma diferença de R$ 192.642,24, no ano.

A mesma economia foi apresentada em relação a contratação de veículos terceirizados para socorro aos veículos oficiais, reflexo da manutenção contínua da frota. Segundo o coordenador Franklin Razzac, estas economias possibilitaram a criação da linha Fazenda Jaburú, com baldeação na linha Corredor da Fazenda Museu/Areado, que beneficiou direta e indiretamente aproximadamente 28 crianças, e colocação de mais um veículo terceirizado, que resultou na redução do tempo de viagem dos alunos até a escola.

Durante a reunião, os vereadores citaram algumas reclamações reportadas pela população, como a diminuição de linhas, superlotação e atraso de veículos. A secretária explicou que neste início do ano, ainda está sendo feito o cadastramento dos alunos que necessitam do transporte. Também estudam a possibilidade de ampliação de linhas e novos traçados para as existentes.

De acordo com a secretária, o período de chuvas também intensifica os problemas do transporte, considerando os estragos provocados nas vias rurais, que dificulta o acesso dos veículos. Em alguns trechos, Kombis são utilizadas para agilizar as rotas, levando os alunos até a linha principal, de onde seguem de ônibus até o destino. A expectativa, segundo Kalícia,  é de que o serviço normalize com a redução das chuvas e com os reparos destas vias. O término do cadastramento dos estudantes também vai auxiliar no melhor planejamento para o ano.

Os vereadores Angelo Mendes, Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Marcos Paz, Rosmar Alves, Roberto Emiliani e o presidente da Casa de Leis, Valdecir Malacarne, participaram da reunião. Os vereadores Rogério Rohr, Ramão Gomes e a vereadora Rose Pires, foram representados por assessores. Para o presidente Valdecir Malacarne, a reunião representa uma oportunidade de compreender as ações da Prefeitura e as necessidades da população, de modo a colaborar com apresentação de propostas que auxiliem no fortalecimento da educação. \"É um trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo. Todos os vereadores recebem demandas da população e é fundamental participar deste processo, pois o planejamento colaborativo torna o serviço muito mais eficaz\", destacou.