08.06.2018

Reunião discute melhoria do sinal de internet de operadora em São Gabriel do Oeste

Representando a Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, os vereadores Roberto Emiliani, Rogério Rohr e Rose Pires participaram, nesta sexta-feira (8), de reunião com representantes do Procon e da Operadora Vivo com objetivo de solucionar problemas no sinal de internet no município. Durante a reunião, foi apresentado abaixo-assinado com  mais de mil assinaturas pedindo por melhorias no setor.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Roberto Emiliani Junior, a secretária municipal de administração, Maria Eliza Serrou, o presidente da ACISGA (Associação Comercial e Industrial de São Gabriel do Oeste), servidores da Câmara e da Prefeitura Municipal também participaram da reunião que contou ainda com a presença do gerente comercial da Vivo, Leonardo Ferreira, da coordenadora de relações institucionais, Lilian Regina e do engenheiro de rede, Ademir Souza . A discussão visa assegurar melhor cobertura de sinal na cidade, especialmente no bairro Milani.

Segundo os técnicos da operadora, São Gabriel dispõe de três torres de transmissão, sendo que a torre responsável pela cobertura na área central fica localizada em região oposta ao bairro citado, por isso, são relatadas constantes reclamações de sinal. Como solução, a empresa garantiu que neste ano será instalada nova torre na área urbana, com os sinais 3G e 4 G e ampliação do sinal de uma das torres já instaladas.

Os vereadores destacaram a quantidade de reclamações sobre a internet e a necessidade de medidas emergenciais e efetivas. O vereador Rogério Rohr, por exemplo, apresentou abaixo-assinado com mais de mil assinaturas, que comprovam  o problema. Ele também destacou que recentemente foi instalada torre da Destak, no bairro Milani, e que a empresa instalada no município se prontificou a compartilhar o sinal.

Conforme o engenheiro de rede da Vivo, Ademir Souza, a medida poderia acarretar em outras falhas na transmissão, por isso, a melhor alternativa é aguardar a instalação de nova torre da operadora. Os representantes destacaram ainda que apesar das reclamações, a empresa cumpre com todas as exigências de cobertura estabelecidas pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), órgão regulador do serviço.

Os parlamentares destacaram ainda que já participaram de outras reuniões e que acionaram os órgãos fiscalizadores para as devidas providências, mas que, ainda assim, o problema persiste por mais de dois anos. A empresa assegurou que a instalação da torre de transmissão é a medida mais efetiva e que diante da urgência, decidiu antecipar a instalação para este ano.

Outra preocupação é com a melhoria do sinal para a realização da festa do Leitão no Rolete, prevista para o mês de julho, mas a empresa informou que não pode prometer a instalação da torre neste período. Disse apenas que o serviço deve ser concluído até 31 de dezembro deste ano.

Ainda durante a reunião, o coordenador do Procon municipal,  Luiz Gilberto Soares Zimermann, apresentou as principais demandas registradas pelo órgão, como possível descumprimento dos serviços propostos nos planos de telefonia e da falta de loja física da Vivo para atendimento no município. Todas as demandas foram devidamente registradas pelos representantes da Operadora.