15.03.2018

Reunião com representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário discute o fortalecimento da agricultura familiar

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne, juntamente com os vereadores Ramão Gomes, Roberto Emiliani e Rose Pires, realizou na tarde desta quinta-feira (15), reunião com os representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Fernando Cravinho e Daniel Mamédio, para tratar sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), uma das políticas públicas de reforma agrária do Governo Federal, e sobre a importância da agricultura familiar.

O objetivo da reunião é analisar propostas para o fortalecimento das unidades produtivas dos assentamentos de São Gabriel do Oeste, segundo os parlamentares, considerando  que o Programa  possibilita aos trabalhadores rurais, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento.

Conforme explicado pelos representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, além da terra, o agricultor pode, por meio do financiamento, construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente. O financiamento tanto pode ser individual quanto coletivo.

A participação das prefeituras municipais no PNCF, é fundamental para o sucesso do programa. Segundo o Ministério, o Município pode contribuir através da mobilização de agricultores, colaborando na divulgação do programa e na identificação de potenciais beneficiários. \" O fortalecimento das economias locais, a sustentabilidade ambiental e o aumento da arrecadação, por meio da comercialização dentro do próprio município, são resultados de uma agricultura familiar forte\", informaram ao comentar a importância do Programa. .