Publicado em 21/06/2017 às 07:46, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Presidente da Câmara é homenageado com título de Amigo do Proerd na Capital

Assecom, Assecom
O presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, vereador Valdecir Malacarne, foi homenageado com título de \"Amigo do Proerd\", durante a Sessão Solene da Assembléia Legislativa alusiva aos 20 anos do PROERD ( Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência. A homenagem ocorreu na tarde desta terça-feira (20), no Plenário Júlio Maia, em Campo Grande.

O Proerd é um projeto educacional preventivo que já formou mais de 293 mil crianças e adolescentes durante os 20 anos de existência, e tem como objetivo propiciar o envolvimento da escola, da família e da PM (Polícia Militar) na questão do uso indevido de drogas e da violência.

\"Queremos agradecer, em nome do Cabo PM e instrutor do PROERD, Péricles Coelho, a homenagem recebida e dizer que isto é fruto da nossa contribuição com o Programa desde que assumimos o mandato como vereador de São Gabriel do Oeste, em 2013. Tenham a certeza que a parceria continua por entender a importância do trabalho da Polícia Militar no combate às drogas junto as crianças, adolescentes e jovens\", destacou o vereador.

A Sessão Solene foi proposta pelo deputado estadual Coronel David. Segundo ele, a celebração é uma forma de homenagear o projeto e os profissionais por seus relevantes serviços prestados na formação da criança e do jovem no combate às drogas e à criminalidade.

Implantado em junho de 1997, o programa é ministrado atualmente por 63 policiais militares que foram selecionados rigorosamente e capacitados com o curso de formação de instrutor para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano, crianças de adolescentes do 5º e 7º ano do ensino fundamental e o Proerd para pais.

Os conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos por meio de lições com a utilização de um Livro do Estudante Proerd e cartazes, aplicando-se uma aula semanal por turma, com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras, entre outras atividades.

A origem do programa teve por base um Programa criado pela Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado de DARE (Drug Abuse Resistence Education). O objetivo central do programa em MS é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental.

Homenageados - Alcir Gonçalves Dias, Aluísio São José, Ana Paula de Matos, Clara Endo, Edma Costa de Almeida, Felipe Orro, Franciel Oliveira, Junior Mochi, Labibe Esther Esgaib Kayatt, Luciene Cavalheri, Ludmila de Paula Castro Silva, Marcelo Ferreira Pelegrini, Maria de Fátima Dutra Rodrigues, Maria Eulália Rocha dos Santos, Marina Fátima Perentel Fabro, Nelo José da Silva, Renata Sanches Frango Icassati, Roberto Tavares Almeida, Roseli Aparecida, Salete Terezinha Santin, Valdecir Malacarne, Valdir Alves Pereira, Valdir Couto de Souza Júnior e Zé Teixeira. (Com informações Agência ALMS)