Publicado em 09/07/2018 às 08:59, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Presidente da Câmara destaca empenho dos vereadores de São Gabriel para entrega do residencial Flor do Cerrado

Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
As 233 casas que compõem o residencial Flor do Cerrado, em São Gabriel do Oeste, foram entregues nesta sexta-feira (12), em evento que contou com a presença dos ministro  de Agricultura Pecuária e Abastecimento,Blairo Borges Maggi e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja. O evento também teve participação de  diversas autoridades municipais e estaduais, incluindo o prefeito Jeferson Tomazoni e o presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, que destacou o empenho de deputados estaduais vereadores e prefeitos, da atual e antiga gestão, para conclusão desta obra.

\"Este empreendimento implicou em inúmeros desafios desde quando foi lançada, mas com o esforço de todos, obtivemos este resultado tão esperado. Hoje, temos a satisfação de participar da entrega das chaves para estas 233 famílias que viviam em grande expectativa. Tenho de reconhecer e agradecer o empenho de todos os vereadores da Câmara, seja da atual ou da gestão passada, do ex-prefeito Adão Rolim, do atual prefeito Jeferson Tomazoni e dos deputados que auxiliaram para esta conclusão. Foi com a dedicação de todos e trabalho em conjunto que chegamos até aqui\", comentou.

Representando a Casa de Leis, também estavam presentes os vereadores Angelo Mendes, Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Marcos Paz, Roberto Emiliani, Rose Pires, Roberto Emiliani, Rogério Rohr e Vagner Trindade. Eles reforçaram a grande expectativa para entrega do projeto, especialmente para as famílias contempladas, que aguardavam esta entrega há quatro anos.

As moradias foram edificadas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, ao custo total de R$ 14,7 milhões, sendo R$ 887,4 mil exclusivos do Estado e o restante da União e do Município. A obra teve início em 2014, com previsão de conclusão em 2015,  mas só foi concluída em 2018.

Dentre as autoridades, também houve participação da secretária nacional de habitação, do Ministério das Cidades,  Maria do Socorro Gadelha Campos de Lira, dos senadores Waldemir Moka e Pedro Chaves,  dos deputados estaduais Beto Pereira, Paulo Correa, Maurício Picarelli e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi.

Convênios

Além da entrega do residencial Flor do Cerrado, importantes convênios foram assinados durante a sexta-feira (6), com o governo estadual, através do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. Um dos convênios prevê o asfaltamento de ruas do acesso ao núcleo industrial do Município. A obra está orçada em R$ 1,543 e será executada com recursos do Fadefe(Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado).

Parceria entre a Prefeitura de São Gabriel do, governo do Estado e a União também vai viabilizar a reestruturação do Viveiro Maternidade do município, que produz mudas para ajudar na recuperação de áreas degradadas do rio Taquari.

O aporte total na estrutura é de R$ 700 mil que vai permitir o uso de equipamentos necessários para a estrutura funcionar – entre eles um GPS portátil, máquina de lavar tubetes, condicionador de ar e uma caminhonete. A previsão é dobrar a capacidade de produção do viveiro, chegando a 1 milhão de mudas por ano.

Outro convênio autoriza a transferência de recursos financeiros, na ordem de R$ 500 mil, para construção da Sede do Corpo de Bombeiros em São Gabriel do Oeste.