20.02.2019

Parlamentares utilizam a sessão ordinária para apresentar diversos assuntos

Os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste abordaram diversos assuntos, durante a última Sessão Ordinária. Os temas visam reutilizações de espaços públicos abandonados, apresentação de projetos, o desarquivamento de Projeto de Lei e as instalações dos cavaletes de água realizadas no Assentamento.

Um problema que era constantemente debatido pelos moradores de São Gabriel do Oeste, era a situação de abandono de prédios públicos e particulares. O vereador Marcos Paz falou sobre a adoção dos espaços para o desenvolvimento de atividades culturais e contenção. “O grupo aborígenes adotou o espaço ao lado da BR-163, para realizar projetos sociais e resgatar a utilidade de um prédio público. Outro problema era o prédio da antiga Enersul/Energisa, mas, já foram isoladas as suas entradas” coibindo a utilização dos mesmos por pessoas sem teto e até usuários de drogas.

Os vereadores Marcos Paz e Ramão Gomes utilizaram do grande expediente para falar sobre encaminhamento, de um pedido em conjunto com demais vereadores, do projeto referente a um espaço multiuso no bairro Jardim Gramado. O investimento neste espaço físico ampliará o atendimento voltado ao esporte, cultura e lazer dos moradores dos bairros Jardim Gramado e Fênix. A busca do investimento federal veio se prorrogando nos últimos anos e com esta parceria o projeto poderá sair do papel.

Outro ponto levantado durante a sessão ordinária desta terça-feira (19) foi o desarquivamento do Projeto de Lei n°13 de 29 de outubro de 2018, sobre a instalação de câmeras de monitoramento nos CMEI’s e escolas municipais de autoria da vereadora Rose Pires. O projeto havia sido arquivado no final do ano legislativo de 2018.

“Ouvi algumas falas do Prefeito Jeferson, nas rádios, dizendo que o projeto é louvável. Ele também entende que é uma melhoria tanto para os pais, quanto para os professores e alunos. São Gabriel tem que olhar para frente, São Gabriel tem que crescer, São Gabriel tem que evoluir e trazer segurança para todos nós. Este projeto não beneficiará somente um grupo, mas, toda a coletividade”, finaliza a vereadora Rose Pires.

Os vereadores Luizinho Freitas e Rosmar Alves, dentre os assuntos que abordaram na sessão, falaram sobre as instalações de mais de 40 cavaletes de água para os moradores dos assentamentos Itaqui e Patativa. Uma reivindicação antiga dos moradores desta região que está sendo atendida, proporcionando melhor qualidade de vida.

“Eu por fazer parte do assentamento, em ter a minha família ali dentro, vi a alegria dos moradores em estar próximo de ter em suas torneiras água tratada. Vejo que o poder público está caminhando junto com estes moradores”, disse o vereador Luizinho Freitas.