Publicado em 01/03/2019 às 09:14, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Parlamentares de São Gabriel realizam cobranças e visam novas perspectivas de crescimento e oportunidades para o município

Assessoria de Comunicação, Assessoria de Comunicação
O pequeno e grande expediente da Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (26), na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, possibilitou aos vereadores cobranças nas mais diversas áreas, novas perspectivas de crescimento e oportunidades para o município.

Visando melhorias na infraestrutura voltadas para a prática de esportes no município, o vereador Roberto Emiliani utilizou a tribuna para solicitar a troca das luzes dos refletores de iluminação interna do Ginásio Poliesportivo João Roberto Rossoni, conhecido como Ginásio do Centro, e indicou a troca de algumas telhas para as translúcidas (transparentes), que amenizam o calor interno e auxiliam na iluminação do local, gerando economia ao cofre público.

O vereador Angelo Mendes realizou uma indicação voltada ao Poder Executivo, para que seja disponibilizado um monitor para orientar e auxiliar os alunos que utilizam o transporte escolar da zona rural do município. Grande parte dos usuários do transporte possui idade igual ou inferior a 6 anos, portanto não são responsáveis suficientes para cuidar de sua própria segurança. São Gabriel possui a Lei Municipal nº 1.016/2015 que autoriza o Poder Executivo a instituir a presença de um monitor maior de 21 anos de idade, nos veículos utilizados para o serviço de transporte escolar dos alunos da educação básica.

Entrando na área do transporte público, o vereador Rogério Rohr falou sobre a sua experiência ao pegar transporte público de madrugada, que leva os trabalhadores para o Polo Industrial, e comentou sobre a entrega de um ofício para o diretor proprietário da Viação São Gabriel, Everson Luiz Rezzieri, com pontos indicados pela população para o transporte público.

Outro ponto que gerou grande discussão na população foram os aumentos expressivos registrados nas contas de energia elétrica dos consumidores no último mês. O vereador Valdecir Malacarne participou nos últimos dias da audiência pública realizada em Campo Grande para cobrar providências da empresa Energisa. A Câmara tem discutido o aumento das tarifas desde o surgimento das primeiras reclamações e neste debate que contou com a presença dos representantes da Energisa, Ministério Público, Defensoria Pública, PROCON e vereadores de outros municípios, foram instaurados novos processos para a possível solução.

Nas cobranças excessivas no consumo de energia, a taxa de iluminação pública chamou a atenção de muitos e o vereador Fernando Rocha solicitou e recebeu da Energisa a tabela do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Ele disponibilizará a população para que realizem o calculo e verifiquem se o que está sendo cobrado em sua conta de energia está correto ou não.

Fernando Rocha também comentou sobre os números registrados no Estado de medidas protetivas realizadas pelas mulheres e indicou para o executivo, que a mulher que realizar esta solicitação, seja acompanhada e não fique vulnerável a novas agressões e ameaças, pois, São Gabriel possui um alto índice de violência contra a mulher.

Na área de investimento e oportunidades, os vereadores Ramão Gomes e Marcos Paz destacaram suas agendas em Brasília em busca de melhorias para o município. Ambos comentaram sobre a articulação com os representantes estaduais no parlamento federal para viabilizar recursos para a construção do espaço multiuso no bairro Jardim Gramado, voltado a cultura, esporte e lazer. Os vereadores também participaram da audiência pública com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, mostrando a preocupação e a necessidade em se preservar e recuperar a bacia do rio Taquari, amenizando o impacto gerado atualmente no Pantanal.

Em São Gabriel do Oeste, a patrulha mecanizada, viabilizada pelo vereador Luizinho Freitas aos assentados, possui como um de seus objetivos, a preservação dos rios que passam pelo município, evitando assim possíveis assoreamentos e impactos ambientais.  O parlamentar comentou sobre a sua ida à Campo Grande para firmar parcerias e protocolar um ofício que busca recursos para o atendimento da Secretaria de Obras em prol dos produtores rurais.

Procurando meios de atrair novos investidores para São Grabriel do Oeste, o vereador Vagner Trindade irá protocolar um ofício, junto ao Estado, para o asfaltamento das vias paralelas a BR-163 através do Fundo de Apoio à Industrialização (FAI).  O projeto visa a pavimentação asfáltica da cidade até a empresa Boibras, e também, da cidade até o Polo Industrial Norte. A medida se faz necessária para a melhor trafegabilidade do transporte público, dos caminhões e das produções locais. Além destes pontos positivos, a pavimentação trará maior valorização aos Polos do município.