Publicado em 31/10/2017 às 16:16, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Lixo Certo: Campanha vai incentivar a coleta seletiva de lixo em São Gabriel

Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa, Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa
Os vereadores Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Marcos Paz, Ramão Gomes, Roberto Emiliani, Rogerio Rohr, Vagner Trindade e o presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malacarne, participaram, nesta segunda-feira (30), de um treinamento para campanha \"Lixo Certo - Coopere com a Coleta Seletiva\", que visa incentivar a coleta seletiva em São Gabriel do Oeste.

Desenvolvida pela Prefeitura Municipal e com lançamento marcado para o dia 11 de novembro, a campanha vai promover uma série de ações para otimizar todo processo de destinação do lixo. Está prevista, por exemplo, além da divulgação de materiais educativos, a distribuição de sacos plásticos destinados exclusivamente para os recicláveis descartados pelas residências. O serviço de coleta seletiva também sofre alterações, passando de apenas uma, para duas vezes por semana.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, Lucio Lagemann, a coleta seletiva acontece às terças e quintas-feiras, enquanto às segundas, quartas e sextas-feiras, são coletados o lixo orgânico e o rejeito. No próximo dia 11, a campanha terá início com a distribuição de sacos de lixo nas residências.

\"O projeto piloto será desenvolvido no Bairro Milani e depois será ampliado para todos os demais bairros. Além da distribuição dos sacos plásticos, as equipes também irão distribuir materiais informativos e sanar as dúvidas da população\", explicou. As demais secretarias, como de saúde, educação e assistência social, também estão envolvidas no projeto, além do Legislativo Municipal, de entidades e associações locais.

A idéia é envolver todos os setores da sociedade, de modo a obter resultados em curto espaço de tempo. \" É fundamental e precisamos da participação do maior número possível de voluntários. No dia 11, vamos nos reunir no Centro de Eventos e de lá, as equipes sairão de casa em casa divulgando a campanha. Todos estão convidados a participar conosco\", completou. Agentes de saúde, diretores de escolas, membros da Cooperasgo e representantes de entidades também confirmaram participação.

No dia do lançamento, as equipes ainda estarão preparadas para coletar garrafas pet, que serão destinadas para o projeto Natal Luzes do Cerrado. Segundo Lucio, o projeto necessita de 30 mil garrafas para conclusão dos trabalhos deste ano. \"Vamos oportunizar este momento da campanha, recolhendo este material das casas. Por isso, a necessidade de ampla e prévia divulgação, para que as pessoas estejam preparadas na data\", informou.

Outro objetivo da campanha é aumentar a quantidade de recicláveis, a fim de beneficiar a COOPERASGO (Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste). Com a separação adequada, é possível que o município reaproveite até 30% do lixo coletado, o que, além de benefícios ambientais, pode aumentar a renda de aproximadamente 25 famílias, que dependem dos recicláveis.

Em complemento a estas medidas, a Prefeitura também está em processo licitatório para adequar uma carreta que levará os rejeitos recolhidos no município até a cidade de Campo Grande. Um contrato firmado entre os dois municípios prevê a destinação de lixo (rejeitos e orgânico) para a Capital,  até 2020. A intenção é acabar com o aterro sanitário de São Gabriel, considerando que o mesmo não possui licença ambiental para a destinação destes materiais. Já os recicláveis continuarão a cargo da Cooperativa local.

Conforme o presidente da Câmara, Valdecir Malacarne, a coleta seletiva já é um hábito comum entre servidores e vereadores, inclusive, todos também demonstraram interesse em colaborar com a campanha. \"Fiquem atentos aos materiais de divulgação e colaborem com esta causa. Além de contribuir com nossa cidade, você ainda estará ajudando diversas famílias que dependem da renda dos recicláveis. Contamos com a sua participação\", incentivou.

Orientações da Campanha

* O lixo reciclável, como papel, plástico, metal e vidro, deve ser colocado em um único saco. Já o lixo orgânico, como restos de alimentos, em outro saco separado.

*Apesar de serem coletados juntamente com o lixo orgânico, separe uma sacola para seus rejeitos (lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica etc.)

*Se possível, tenha em casa uma lixeira para o lixo reciclável e outra para o lixo orgânico.

Ecopontos - Locais de entrega voluntária de pneus, pilhas, baterias e eletrônicos. Localize o  mais próximo de você

*Resíduos Eletrônicos - Avenida Castelo Branco, 122.

*Pilhas e Baterias - Nas escolas, supermercados e prédios públicos. A Câmara Municipal é um destes locais.

*Pneus - Rua Marechal Floriano, 1793.