Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

12.05.2017

Em Sessão Solene, Câmara entrega Título de Cidadão Honorário de São Gabriel do Oeste

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizou, na manhã de sexta-feira (12), Sessão Solene para entrega do “Título de Cidadão Honorário” de São Gabriel do Oeste. Na ocasião, 11 personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços que prestaram ao município.

Cada vereador da Casa de Leis escolheu uma pessoa para entrega do título, durante a sessão realizada em comemoração ao 37º aniversário de São Gabriel do Oeste. Foram homenageados: Alceu Alves da Silva; Antonio Dionizio da Silva; Carmelito dos Santos; Clodoaldo Sabino da Silva; Ivone Terezinha Pierezan; Lucinaldo Basso; Manoel Eduardo Maciel Corrêa; Maria Francisca Sorgato; Nelson Eduardo Melke; Ottilia Philomena Rohr e Vilma Fole Bortolini.

Conheça um pouco mais sobre os  homenageados:

Alceu Alves da Silva (homenageado pelo vereador Marcos Paz)- Nasceu em 1943, na cidade de Sertanópolis, Estado do Paraná. É casado com Maria Gonçalves da Silva, com quem tem 3 filhos, Renata, Ione e Ênio. Possui 6 netos e 1 bisneto.

Chegou em nosso estado em 1974 na cidade de Dourados para trabalhar no ramo da agricultura e após, no ano de 1976 mudou-se para nossa região para continuar o trabalho na agricultura, agora prestando serviço aos Piveta/Assunção, sendo responsável por cuidar de uma das primeiras lavouras implantadas na região e permaneceu  neste emprego até 1990; depois ajudou no cultivo da lavoura dos Rohr até o ano de 1994. Foram 20 anos dedicados à agricultura.

A partir de 1994, ingressou no serviço público tendo como uma de suas funções e responsabilidades o cuidado pelo ginásio municipal de esportes, função que exerceu até sua aposentadoria no ano de 2013. Após, continuou nesta função como prestador de serviços e neste ano de 2017, por reconhecimento do atual Prefeito Municipal foi nomeado para dar continuidade neste serviço no ginásio de esportes.

São 23 anos acompanhando a vida esportiva de nossa cidade, das muitas crianças, jovens e adultos que passaram pela rotina esportiva do ginásio.  “Seu Alceu” como é chamado, participou da construção de nosso esporte auxiliando os inúmeros jogos, campeonatos e eventos realizados no ginásio e em outros espaços, mas principalmente, participou na formação da vida de muitas pessoas que vivenciaram os esportes.

Antonio Dionizio da Silva (homenageado pelo vereador Rosmar Alves) - Casado com a missionária Elizabeth de Souza da Silva, o Pastor Antonio possui três filhos. Converteu-se ao Evangelho aos 16 anos. Em 1974, exerceu a função de Diácono na Igreja Assembléia de Deus, no Espírito Santo, sendo consagrado na função de Evangelista na convenção de 1978. Em 1980, foi consagrado pastor. Atualmente é pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Missões, em Campo Grande. Formado em Teologia e mestre em Ciências da Religião, o pastor já representou o Estado  em inúmeros congressos no Brasil e no exterior.   

 

Carmelito dos Santos  (homenageado pela vereadora Rose Pires) - Nascido aos 22 de setembro de 1964, em Pacaembu, São Paulo, casou-se com Helena Maria Cleclone e teve dois filhos. Iniciou sua vida profissional aos 25 anos de idade, no ano de 1989, como soldado da Polícia Militar no município de Coxim. No mesmo ano, foi transferido para São Gabriel do Oeste.

Prestou serviço na cidade por 30 anos, com 17 anos de dedicação ao Judiciário. Também prestou assistência a instituições como a Defensoria Pública, onde auxiliou dando informações aos cidadãos que chegavam ao Fórum.

Em 2006, concluiu curso de capacitação para Cabo Policial Militar, cargo que passou a ocupar desde então. Em 2015 foi promovido a 3º sargento da Polícia Militar e em 2017 retornou para a Companhia da Polícia Militar de São Gabriel do Oeste.

Clodoaldo Sabino da Silva (homenageado pelo vereador Ramão Gomes) - Nascido em Campo Grande em 1972, casou-se com Tania Lucia Teixeira da Silva, há dez anos, e teve duas filhas. Formou-se medico pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1997.

Em 2002, tornou-se pediatra e 2003, neonatologista. No mesmo ano mudou-se para São Gabriel do Oeste e, desde então, trabalha no Hospital Municipal. Também trabalha na UFMS há 14 anos.

Ivone Terezinha Pierezan (homenageada pelo vereador Roberto Emiliani) -  Nascida em 10 de dezembro de 1951, em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, filha de Amabile Bortoluzzi Lorenzon e Lázaro Luiz Lorenzon, casada com Nelson Ary Pierezan, tem dois filhos e duas netas, reside a 31 anos em São Gabriel do Oeste.

Atua em defesa aos idosos desde 1989 e está na política desde 1993. Trabalhou como coordenadora do NASI (Núcleo de Assistência a Saúde do Idoso) no período de 2008 a 2012. Desempenhou o papel de Vereadora de São Gabriel do Oeste representando a população por três mandatos, entre 2001 e 2004 – 5ª Legislatura; 2005 e 2008 – 6ª Legislatura e 2013 e 2016 – 8ª Legislatura. Atualmente é a Vice-Prefeita dessa municipalidade, desempenhando suas funções em prol da população.

 

Lucinaldo Basso (homenageado pelo vereador Valdecir Malacarne) - Nascido em 08 de setembro de 1972, na cidade de Irati, Paraná. Filho de Rita Kava Basso e Guido Basso, casado com Aline G. T. Battini Basso. Formou-se em medicina no ano de 2001, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e especializou-se em Ginecologia-Obstetricia em 2004, no Hospital Universitário (NHU-UFMS).

De 2002 a 2003 exerceu o cargo de 2º Tenente Médico no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, no município de Aquidauana. No ano de 2005 trabalhou no Programa Saúde da Família, em Bandeirantes, Mato Grosso do Sul. Neste mesmo ano mudou-se para São Gabriel do Oeste para trabalhar no PSF 5, Centro, como médico da família, exercendo também a especialidade de ginecologista-obstetra no Hospital Municipal Valdir Antunes de Oliveira.

De 2005 a 2012 atuou como médico plantonista do Pronto Socorro do Hospital Municipal, sendo que em 2008 foi aprovado em concurso no cargo de ginecologista-obstetra da FUNSAÚDE de São Gabriel do Oeste, onde passou a atuar também no CEM (Centro de Especialidades Médicas).

Desde 2008 atua como médico ginecologista-obstetra na rede particular e conveniada (UNIMED), sendo seu consultório localizado na Clínica MedCenter. Atualmente é plantonista da Maternidade Cândido Mariano (AAMI), em Campo Grande.

 

Manoel Eduardo Maciel Correa (homenageado pelo vereador Vagner Trindade)  - Filho de Manoel José Maciel e Enercina Corrêa, o doutor  Eduardo, como é conhecido, nasceu em 1950, na fazenda Mutum, município de Rio Brilhante. Mudou-se para o Pantanal em 1953 e morou em  Campo Grande a partir de 1960. Formou-se em direito pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT), em 1978, com posterior especialização em direito municipal  e direito do Estado.Casado com a assistente social e pedagoga Maria Edcleuma Souza Maciel Corrêa,  teve três filhos e atualmente é avô de duas netas.

Sua história em São Gabriel teve início em 1981, quando fixou residência na cidade, exercendo a profissão de advogado e comerciante até 1990, quando passou em primeiro lugar no concurso público para Prefeitura. Desde então, exerce o cargo de advogado na Procuradoria Jurídica Municipal, sem nenhuma interrupção. Já são mais de 26 anos de serviços públicos, além da atuação participativa em diversos Conselhos Municipais, em especial na área Social. Também integrou comissão especial criada em 1982 para delimitar o perímetro urbano da cidade.

Maria Francisca Sorgato (homenageada pelo vereador Luizinho do Ferro Velho) - Nascida em Marau, Rio Grande do Sul, casou-se com Felix Sorgato, com quem teve 3 filhos e seis netos.  Atualmente possui uma bisneta.

Ainda criança, mudou-se com a família para Xaxim- RS, onde residiu até os primeiros anos de casada. Em 1973, migrou com a família para Mato Grosso do Sul, onde fixaram residência na Fazenda Rosada, hoje, município de São Gabriel do Oeste.

Popularmente conhecida como Dona Chica, sempre acompanhou o marido em suas empreitadas, tanto na vida profissional privada, quando o mesmo iniciou trabalhos na Madereira Sorgato e Maffissoni, quanto na vida pública.

Na gestão administrativa de 1989 a 1992, Dona Chica trabalhou auxiliando em obras sociais e, na gestão seguinte, como primeira dama do município, continuou por mais quatro anos com a prestação de serviços em ações sociais em prol da população de São Gabriel do Oeste.

Nelson Eduardo Melke (homenageado pelo vereador Angelo Mendes)  - Nascido em Campo Grande, no ano de 1958, cursou o primário, ginásio e científico (até 2º ano), no Colégio Dom Bosco. O terceiro ano do científico concluiu na cidade de São Paulo. Em 1977, ingressou na UFMS onde cursou seis anos de medicina, formando em 1982.

Em 1983, mudou-se para o Rio de Janeiro onde fez pós graduação em ginecologia e obstetrícia. Ao retornar para Campo Grande, instalou consultório médico onde atendeu até 1993, ano em que mudou-se para São Gabriel do Oeste, devido  à aquisição do Hospital São Gabriel. Trabalhou por 14 anos no hospital e em 2007, retornou exclusivamente para as atividades medicas.

Pós graduado em Perícia Médica, já atuou como médico do trabalho e ultrassonogratista. Também foi diretor da divisão médica da Prefeitura de Campo Grande, por 8 anos, e medico da Assembléia Legislativa de MS, por 10 anos.

Na solenidade de entrega, o Dr Nelson não pôde comparecer, sendo no ato representado pelo amigo, Ivonir Bortonili.

Ottilia Philomena Rohr (homenageada pelo vereador Rogerio Rohr) - Nasceu em Monte Negro, Rio Grande do Sul, filha de Verônica Lottermann e João Baptista Lottermann. Casou-se com Aloysio Otillio Rohr (in memorian) e teve cinco filhos. Em 1970, juntamente com seu esposo, juntou-se a um grupo de pessoas que partiram para o Paraná em busca de um lugar para se instalarem, trabalhar e prosperar.

A família mudou-se para São Gabriel do Oeste em 1971, onde iniciou nova vida com plantação de arroz, desenvolvendo, em seguida, a pecuária e posteriormente o cultivo de milho e soja.  

Senhora Ottília sempre esteve presente e participativa nas atividades desenvolvidas pela família. Sua importante atuação é valorizada e reconhecida por familiares  e amigos.

 

Vilma Fole Bortolini (homenageada pelo vereador Fernando Rocha) - Nasceu na linha 16, no município de Guaporé, Rio Grande do Sul, em 1934. Casou- se em 1957 com Silvino Nicolau Bortolini, no município de Marau/RS.

No ano seguinte mudou-se para o município de Renascença/PR, onde cursou a escola técnica contábil e teve seus quatro filhos, Julio Cesar ,Vitor Hugo, Ênio Carlos e Juviena Carmen.

No período de 1970 a 1973, foi  primeira dama do município de Renascença, desenvolvendo  inúmeras ações beneficentes e assistenciais. Em 1974 mudou-se com sua família para o então Estado de Mato Grosso, para a região denominada Capão Redondo, onde, com mais quatro famílias deram início à fundação de São Gabriel do Oeste, tendo participado ativamente dos movimentos para a emancipação do município.

Participou ativamente da igreja, executando relevantes trabalhos nas pastorais da matriz São Gabriel e da diocese de Coxim, com destaque para o movimento cursilho.

A partir do ano de 2000 pelo convite do Padre Severino, assumiu os trabalhos para a constituição da associação “Centro de Apoio ao Migrante”. Dona Vilma presidiu a Associação por quatro anos, desenvolvendo um eficiente trabalho socioassistencial às pessoas em situação de rua.

Em 2002, juntamente com outras senhoras e senhores da sociedade, colaborou com a fundação da Associação da Bela Idade, da qual participa até hoje. Dona Vilma também foi madrinha de diversas turmas de primeira série da escola Ênio Carlos Bortolini em reconhecimento de sua contribuição com aquela entidade de ensino. Atualmente, possui seis netos e ainda desenvolve e participa de diversas ações sociais na cidade.

Confira o vídeo: