16.11.2018

Em reunião com vereadores, ALAC apresenta projeto de construção da Casa Lar para Idosos

A comissão permanente formada com objetivo de implementar uma casa especializada em cuidados para  idosos realizou reunião, nesta quarta-feira (14), para apresentação do projeto inicial de construção da unidade em São Gabriel do Oeste. A reunião ocorreu na Câmara Municipal  e contou com participação da diretoria da ALAC (Associação dos Leigos Acolhedores de Cristo), membros da comissão e vereadores da Casa.

Conforme explicou a coordenadora da ALAC e uma das idealizadoras do projeto, Soraia Chrun SIlva, objetivo do projeto \"\"Casa Lar Para Idosos\"\" é acolher e garantir proteção integral ao idoso em situação de vulnerabilidade social. Os trabalhos iniciaram há cerca de três e finalmente vem ganhando forma com a contribuição de parceiros.

A convite do vereador Rogério Rohr, que integra a comissão, o arquiteto Marcelo Zóboli foi quem projetou a planta baixa do prédio, apresentada durante a reunião. Ele comentou que o grande desafio para a obra é adequar todas as necessidades deste tipo de empreendimento, com o espaço que a Associação tem disponível para a construção.

Conforme o arquiteto explicou, o projeto possui como base as limitações do terreno  que fica ao lado do atual Prédio da ALAC, de 1.350 m². Dentro disso, a planta aborda questões como acessibilidade, conforto, segurança e todas as obrigações legais que instituições voltadas aos idosos precisam cumprir. Ainda há zelo pela manutenção das características domiciliares e que possibilitem convívio comunitário.

A Casa terá capacidade para 20 idosos, conforme o projeto arquitetônico inicial. Também contará com espaços voltados aos atendimentos em assistência social, psicologia e fisioterapia, além salas para socialização, atividades múltiplas e socialização. Toda a obra será custeada através de doações e eventos beneficentes organizados pela ALAC e demais parceiros. A idéia é mobilizar toda a sociedade de São Gabriel.

No decorrer da reunião, foram apontadas sugestões que podem contribuir ainda mais com o projeto, entre elas, a possibilidade de ampliação dos espaços, com a doação de terreno lateral. Todas as demandas foram registradas e serão apresentadas em nova reunião na Casa de Leis.

Os vereadores Fernando Rocha e Rogério Rohr se comprometeram em averiguar, junto à Prefeitura, a posse do terreno que pode facilitar os trabalhos. Também sugeriram a realização de uma reunião ampliada, com a presença de todos os parlamentares e os demais integrantes da comissão. Os vereadores Roberto Emiliani e Luizinho Freitas também estavam presentes.