Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

03.07.2017

Em reunião com secretário, vereadores traçam metas para destinação do lixo de São Gabriel do Oeste

Os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizaram, nesta segunda-feira (3), reunião com o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lucio Lagemann, na qual avaliaram novas metas para destinação do lixo do município. A análise visa encontrar soluções, em comum, considerando a proximidade de vencimento de contratos vigentes e a aplicabilidade de ações que atendam efetivamente as necessidades do município.

De acordo com o secretário, a Prefeitura tem previsão de novos investimentos para o aterro sanitário, porém, avalia resultados de estudos técnicos para aplicabilidade de recursos. Em princípio, a idéia é a construção de novos barracões no aterro e o fortalecimento da coleta seletiva no município.

Atualmente a Prefeitura mantém contrato com a Cooperasgo (Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste), responsável pela separação do lixo. Com vencimento no próximo dia 10 de julho, o secretário apontou que entre as possibilidades de ações, está a prorrogação ou não deste contrato.

Para os vereadores, as decisões precisam levar em consideração os aspectos financeiros, sociais e socioambientais, por isso a necessidade de ampla discussão. Dentre encaminhamentos apontados pelo secretário, também está a destinação total do lixo para aterros de outros municípios e o repasse completo, tanto da administração do sistema de coleta, quanto do aterro, para o SAAE ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A realização de Consórcio e possível transferência do local do aterro, também são hipóteses analisadas. Ainda segundo o secretário, nenhuma decisão sobre contratos ou novos investimentos será tomada sem o debate e consentimento da maioria dos parlamentares. Nos próximos dias, novas reuniões devem ser realizadas para análises técnicas e apresentação de novas sugestões.  

Além do presidente da Casa de Leis, Valdecir Malacarne, também participaram da reunião os seguintes parlamentares: Fernando Rocha, Luizinho do Ferro, Rose Pires, Roberto Emiliani e Vagner Trindade.