03.07.2017

Em reunião com secretário, vereadores traçam metas para destinação do lixo de São Gabriel do Oeste

Os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizaram, nesta segunda-feira (3), reunião com o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lucio Lagemann, na qual avaliaram novas metas para destinação do lixo do município. A análise visa encontrar soluções, em comum, considerando a proximidade de vencimento de contratos vigentes e a aplicabilidade de ações que atendam efetivamente as necessidades do município.

De acordo com o secretário, a Prefeitura tem previsão de novos investimentos para o aterro sanitário, porém, avalia resultados de estudos técnicos para aplicabilidade de recursos. Em princípio, a idéia é a construção de novos barracões no aterro e o fortalecimento da coleta seletiva no município.

Atualmente a Prefeitura mantém contrato com a Cooperasgo (Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste), responsável pela separação do lixo. Com vencimento no próximo dia 10 de julho, o secretário apontou que entre as possibilidades de ações, está a prorrogação ou não deste contrato.

Para os vereadores, as decisões precisam levar em consideração os aspectos financeiros, sociais e socioambientais, por isso a necessidade de ampla discussão. Dentre encaminhamentos apontados pelo secretário, também está a destinação total do lixo para aterros de outros municípios e o repasse completo, tanto da administração do sistema de coleta, quanto do aterro, para o SAAE ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A realização de Consórcio e possível transferência do local do aterro, também são hipóteses analisadas. Ainda segundo o secretário, nenhuma decisão sobre contratos ou novos investimentos será tomada sem o debate e consentimento da maioria dos parlamentares. Nos próximos dias, novas reuniões devem ser realizadas para análises técnicas e apresentação de novas sugestões.

Além do presidente da Casa de Leis, Valdecir Malacarne, também participaram da reunião os seguintes parlamentares: Fernando Rocha, Luizinho do Ferro, Rose Pires, Roberto Emiliani e Vagner Trindade.