12.07.2018

Em parceria com vereador Rogério Rohr, ONG realiza ação de prevenção ao câncer de mama em São Gabriel

O Grupo Onça Pintada, em parceria com o vereador Rogério Rohr, realiza no próximo sábado (14), uma ação preventiva ao câncer de mama, em São Gabriel do Oeste. O evento será realizado no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Gramado, a partir das 9 horas.

No local, serão oferecidos exames gratuitos com intuito de diagnosticar precocemente e prevenir novos casos da doença. \"No dia 14 de julho, São Gabriel irá receber a ONG e esperamos um número recorde de atendimentos em nosso município, lembrando que quanto antes o diagnóstico, maiores as chances de sucesso no tratamento\", explica o vereador.

Casos de pacientes diagnosticadas com câncer de mama serão encaminhas para tratamento em Campo Grande.

Onça Pintada

Criado em 2001, o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como Associação Civil sem fins lucrativo que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas gratuitos de prevenção e combate ao câncer de mama e outros projetos voltados a área da saúde.

Atendimento

Com a finalidade de conscientizar a população sobe a importância do auto-exame regular, a unidade móvel do GOP, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado, incluindo localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas, assentamentos rurais e comunidades menos favorecidas, onde são realizadas palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o auto-exame da mama mensalmente.

As mulheres que passam pelo ônibus são atendidas em uma consulta individual. Havendo necessidade são encaminhadas para exames de Ultrassom, mamografia ou outro que a médica prescrever. Tudo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada. Havendo necessidade ainda, são encaminhadas para cirurgia, passando por tratamento pós-operatório, como quimioterapia, radioterapia ou reconstituição mamária.

Em 17 anos de existência o Grupo já percorreu mais de 70 municípios sul-mato-grossenses e atendeu mais de 57.498 pessoas.