Publicado em 02/01/2017 às 17:26, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Em cerimônia de posse, vereadores prometem mandato eficiente e declaram apoio ao prefeito de São Gabriel

Assessoria, Assessoria
A cerimônia que marcou a instalação da legislatura 2017/2020, em São Gabriel do Oeste, também sinalizou um mandato harmônico entre os poderes Executivo e Legislativo. Com discursos de agradecimento pelos votos recebidos, os vereadores tomaram posse neste domingo (1), prometendo uma gestão eficiente e com participação ativa da população no parlamento. Apoio ao prefeito Jeferson Tomazoni (PMDB) foi outra característica marcante durante a solenidade de posse.

Realizada na Igreja Batista, a cerimônia durou pouco mais de três horas e contou com auditório lotado por amigos e familiares dos eleitos. Além da oficialização dos mandatos de prefeito e vereador, também foi definida a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal e apresentados os nomes do primeiro escalão da Prefeitura.

O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), foi uma das autoridades presentes. Ele ressaltou a importância do município de São Gabriel para o Estado e reforçou a esperança de um caminho de progresso e desenvolvimento na região, com a eleição de novo prefeito e dos novos vereadores.

Os parlamentares entregaram o diploma que haviam recebido anteriormente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da prestação de contas feita para Justiça Eleitoral, documentos que, a partir de agora, passam a ficar disponíveis na secretaria da Câmara, para consulta da população.

Após a posse, os parlamentares agradeceram aos amigos, familiares, partidos e coligações pelas quais foram eleitos e se comprometeram a honrar os votos recebidos, através de muito trabalho. O vereador Vagner Trindade (PSB), por exemplo, que assume seu primeiro mandato na Casa, reforçou os desafios do cargo diante do descrédito da classe política. “Estou entrando na vida pública sem vaidades, e sim, motivado para exercer com tranquilidade e cumplicidade o compromisso com as pessoas que, como eu, amam esta terra”, disse.

O novo parlamentar também destacou a necessidade de um novo perfil político, a qual pretende exercer, baseado na confiabilidade e respeitabilidade. Assim como outros colegas, também reafirmou compromisso com ações que levem ao desenvolvimento local, apoiando a administração no que for melhor para a cidade.

Pensamento semelhante embasou discurso do vereador Valdecir Malacarne (PPS). “Temos que criar um legislativo independente, mas não ausente dos assuntos do Executivo. Juntos, tomaremos as melhores decisões, com afinco e dedicação”, afirmou.

O vereador Roberto Emiliani (PMDB), também reforçou compromisso da Câmara Municipal de trabalhar pelo que for melhor para a cidade. “Temos de trabalhar pela família São Gabriel do Oeste. Independente de partidos,  temos de cumprir o compromisso de trabalhar pelas pessoas, para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo”, completou.

Única representante feminina na Casa de Leis, a vereadora Rose Advogada (PMDB) prometeu atuar em defesa dos direitos da mulher, com uma política voltada para as pessoas. “Quero fazer a diferença, com uma atuação independente, honesta, que atenda os interesses da nossa população, a qual temos a responsabilidade de representar”.

Durante a solenidade, além do prefeito Jeferson, tomaram posse os seguintes vereadores: Rogerio Rohr (PDT), Waldecir Malacarne (PPS), Fernando Rocha ( PSB), Rose Advogada (PMDB), Ramão Gomes (PTB), Luizinho do Ferro Velho (PSDB), Roberto Emiliani (PMDB), Vagner Trindade (PSB), Rosmar Alves ( PP), Marcos Paz (PSB) e Angelo Trindade (PRB).  Todos fizeram juramento de cumprir a Constituição Federal, Estadual, a Lei Orgânica do Município e demais mecanismos que regem a administração pública.

Composição da Mesa diretora

Dentre os onze vereadores eleitos, duas chapas foram criadas para disputar a eleição para composição da Mesa Diretora. A primeira, composta pelos vereadores Valdecir (presidente), Angelo (vice), Vagner (1º secretário) e Rose (2ª secretária) recebeu sete votos e foi a grande vencedora.

Já a segunda chapa, composta pelos vereadores Fernando (presidente), Rosmar (Vice), Marcos Paz (1º secretário) e Ramão (2º secretário), recebeu os quatro votos restantes. Vale ressaltar que a eleição foi feita nominalmente, ou seja, os parlamentares foram identificados e declararam publicamente cada voto.

O presidente eleito, Valdecir Malacarne agradeceu a confiança dos colegas e prometeu trabalhar pela unidade na Câmara Municipal. “Procurarei fazer um ótimo trabalho. Um trabalho democrático, em conjunto com todos os vereadores. Vamos buscar dar respaldo ao Executivo, uma parceria, para que quem ganhe com isso seja realmente a população. Essa nova Mesa vai buscar dar unidade na Câmara Municipal, unindo trabalho dos novatos com os mais experientes. Nosso objetivo é acertar e honrar os votos que recebemos da população”, concluiu.