10.09.2018

Casa Lar para Idosos pode ser realidade em São Gabriel do Oeste

Aconteceu na última semana uma reunião entre o vereador Rogério Rohr, a Assistente Social e Coordenadora Soraia Chrun e empresários do setor privado do município. O objetivo, formar uma comissão permanente para a construção da Casa Lar e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no município de São Gabriel do Oeste.

A comissão deverá ser formada pela comunidade e empresários de São Gabriel do Oeste. Soraia explicou que a Casa Lar funciona como uma casa de acolhimento provisório, onde o idoso tem sua integridade preservada. Em paralelo a isso, a política de assistência vai trabalhar com a família os problemas do idoso. “Seja uma situação de violação de direitos, violência física ou psicológica, nós vamos trabalhar em cima de cada problema individualmente. Caso seja verificado no decorrer do acompanhamento que o idoso não possui família ou por diversos motivos precisa de cuidados de terceiros, ele será encaminhado ao ILPI”, reforçou a Assistente Social.

A ILPI, que funciona como um programa dentro da Casa Lar é oferecida para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família. O acesso ao serviço também é garantido para idosos que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda da capacidade de auto cuidado.

A unidade terá características residenciais e estrutura física adequada. O serviço será realizado com equipe multidisciplinar e a demanda é realizada pela política de Assistência Social, demanda espontânea ou através do Ministério Público. “A Casa Lar visa o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade. Idosos com vínculo de parentesco ou afinidade, como casais, irmãos, parentes, ou amigos devem ser atendidos na mesma unidade, podendo ser incluídos aqueles com deficiência, evitando assim o isolamento dos mesmos”, ressaltou Soraia.

A Casa Lar deverá ser construída em um terreno de aproximadamente 1350 metros doado pela Prefeitura Municipal. Questionada sobre a demanda do município para o serviço, Soraia foi enfática ao dizer que São Gabriel necessita do equipamento. “Já existe estudos tanto por parte da ALAC como do município da necessidade do equipamento, inclusive hoje a Assistência Social tem encaminhado idosos para fora da cidade por não existir aqui o serviço, tendo que mantê-los com todas as despesas e ainda tendo que disponibilizar o acompanhamento desses idosos”, finalizou.

“O lar para idosos surge como uma opção segura de cuidado do idoso. Não só por ser um ambiente preparado para recebe-los, mas porque conta com profissionais especializados em cuidar das necessidades de cada um.Vejo a ILPI como uma opção segura para o idoso, visto que busca proporcionar um tratamento atencioso e humanizado”, declarou o vereador Rogério Rohr. Rogério ainda se colocou à disposição da equipe para ajudar no que for preciso. “Sou parceiro nessa causa. Me coloco à disposição da Alac e de sua diretoria para angariar fundos e buscar parceiros para levantar a Casa Lar e coloca-la em funcionamento”, encerrou o vereador.

Hoje em São Gabriel, a ALAC recebe idosos acolhidos em Rio Negro, que por contar com poucos recursos realiza todo o acompanhamento e atendimento principalmente de saúde aqui no município. Conforme a Política de Assistência Social, os serviços e equipamentos devem existir para todos, crianças, jovens, adultos e idosos, e os serviços podem ser realizados no município ou regionalizados.“O Rogério abraçou a causa por conhecer a Instituição e entender a necessidade do serviço, se colocando a inteira disposição para ajudar no que se fizer necessário”, disse a Coordenadora.