06.06.2017

Caravana do FCO chega à São Gabriel e incentiva acesso aos recursos para empresários e produtores

A Caravana do FCO (Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro Oeste), organizada pelo Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura, Câmara Municipal e entidades locais, chega a São Gabriel do Oeste nesta quarta-feira (7), com o objetivo de intensificar e ampliar o acesso dos recursos disponíveis a empresários e produtores rurais.

O Banco do Brasil conta com R$ 10,3 bilhões para apoiar o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste, por meio das linhas amparadas pelo FCO, para financiamento aos setores mineral, industrial, agropecuário, agroindustrial, turístico, comercial e de serviços.

Para o Mato Grosso do Sul, foram disponibilizados mais de R$ 2,3 bilhões para financiamentos na área Rural e Empresarial. O volume de solicitações de empréstimo junto ao Fundo Constitucional, feitas até abril deste ano, já chega a R$ 663 milhões, sendo R$ 345 milhões do setor rural e R$ 318 milhões do setor empresarial. Deste montante, R$ 410 milhões já foram efetivamente contratados junto ao Banco do Brasil para a viabilização de novos empreendimentos rurais e empresariais no Estado.

Em São Gabriel do Oeste, a caravana será realizada nesta quarta-feira (7), a partir das 14h30, na sede da AABB.

O que é o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste

Criado pela Lei Federal nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, o FCO é um agente de desenvolvimento da região Centro-Oeste mantido pelo Banco do Brasil.

Na linha do FCO Rural, há investimento e custeio para produção agrícola e pecuária e implementação, ampliação ou modernização de agroindústrias ou cooperativas.

Já no FCO Empresarial, pessoas jurídicas e microempreendedores individuais têm acesso às linhas para infraestrutura econômica e desenvolvimento industrial, do turismo regional e dos setores comercial e de serviços. É possível obter, por exemplo, financiamento para aquisição de insumos, matéria-prima e formação de estoques para vendas.