Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

14.09.2017

Câmara Municipal lança campanha de conscientização contra queimadas em São Gabriel do Oeste

Vegetação seca,  baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e ventos constantes são fatores que contribuem para as queimadas neste período do ano.  A fumaça reduz a visibilidade nas ruas e rodovias, provocando acidentes graves, até mesmo fatais.  Também é responsável por problemas respiratórios na população, além de prejuízos no campo e na cidade. Com base nestes dados, a Câmara Municipal inicia neste mês de setembro uma campanha de conscientização para prevenção de novos focos em São Gabriel do Oeste.

Recentemente, o município registrou casos de grandes proporções na área rural, tema que tem sido constantemente debatido pelos parlamentares durante as Sessões Ordinárias. Além de apoio aos produtores, eles reivindicam, especialmente, a construção e instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade.

A campanha visa orientar a população quanto à gravidade do problema das queimadas, divulgando informações que contribuam para a prevenção. De janeiro a setembro deste ano, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) já registrou mais de 4,7 mil focos de incêndios em Mato Grosso do Sul. Em todo o ano de 2016 foram 6.958 focos.  Considerando a média dos anos anteriores, o problema se intensifica nos meses de julho, agosto, setembro e outubro.

Vale destacar que São Gabriel do Oeste possui forte atividade agrícola e estes focos de incêndio podem trazer graves prejuízos econômicos e ambientais para o município. A fumaça também provoca problemas respiratórios na população, sobrecarregando os atendimentos nas  Unidades de Saúde.

Conforme o art. 250 do Código Penal, causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem é crime, com pena de reclusão de três a seis anos, e multa. Em São Gabriel do Oeste, a Lei Municipal nº 915/2013 proíbe a queima do lixo orgânico ou inorgânico e prevê multa aos infratores.

Como medidas preventivas aos incêndios, o Corpo de Bombeiros militar recomenda: Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade. A capina de terrenos deve ser sem uso do fogo. Reduzir o uso de embalagens de produtos diversos, reduzindo a quantidade de lixo na natureza. Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa. Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas. Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais( Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco. Nos casos em que não seja possível evitar o surgimento do fogo, um combate especializado será necessário no local, neste caso, aquele que presenciá-lo, deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193permanecer calmo e identificar-se, informando o endereço correto e pelo menos um ponto de referência aguardando na linha até que todas as informações sejam registradas.