Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

17.07.2018

Câmara aprova Projeto que dispensa temporariamente pagamento de IPTU por proprietários de loteamento

Os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste aprovaram, durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 003/2018 que dispensa temporariamente do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) os proprietários de loteamentos urbanos.

De autoria dos vereadores Fernando Rocha e Rogério Rohr, o projeto dá nova redação ao parágrafo único do art. 8º da Lei nº 250, de 22 de dezembro de 1993, que \"dispõe sobre o código tributário do Município de São Gabriel do Oeste\".

O projeto dispensa temporariamente o proprietário de loteamento urbano de pagar o presente imposto. Na prática, ele terá dispensa até o último dia do segundo ano subsequente ao da aprovação do loteamento. Vencido este prazo, o lançamento do imposto será efetuado regularmente.

De acordo com o vereador Fernando Rocha, o projeto prorroga em um ano a dispensa do pagamento, e abrange as novas aprovações de loteamento. \"O objetivo é incentivar empresários que pretendem investir em loteamentos no município.

Atualmente, o proprietário tem dispensa até o último dia do ano seguinte da aprovação. Sendo assim, há casos em que o pagamento precisa ser feito enquanto a obra ainda está em andamento, onerando o loteador ou adquirente do lote\", explicou.

Os autores da proposta justificaram ainda que o aumento da dispensa de pagamento não trará renúncia de receita, uma vez que visa dispensar o loteador de tributo que ainda não compõe a receita do município.

Com aprovação dos parlamentares, o Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito. Sendo aprovada, entra em vigor na data da publicação.