11.07.2017

Câmara aprova Projeto de Lei que dispõe sobre diretrizes orçamentárias de 2018

Em sessão extraordinária na última terça-feira (12), os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste aprovaram o Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias de 2018. Neste projeto, constam as prioridades da Administração, bem como as metas e riscos fiscais para exercício do próximo ano.  Na sessão ordinária do mesmo dia, os parlamentares também aprovaram projeto do Legislativo que dispõe sobre alterações na Lei nº 1081.

As aprovações marcaram o último dia de sessão antes do recesso parlamentar, com expressivo número de trabalhos realizados. Durante o semestre,  a Câmara Municipal realizou o  total 26 sessões, sendo uma para a instalação de Legislatura, duas Sessões Extraordinárias e uma Sessão Solene para entrega do título de cidadão honorário. As demais, foram Sessões Ordinárias realizadas às terças-feiras.

No mesmo período, foram aprovados 26 Projetos de Lei do Executivo e outros  sete do Legislativo. Os parlamentares  ainda aprovaram dois Projetos de Resolução e dois Projeto de Decretos.  Também apresentaram 42 indicações, 116 pedidos de providência, 8 pedidos de informações e 4 moções.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, neste ano, apesar da garantia regimental do recesso parlamentar, o atendimento à população continuará sendo realizado normalmente,  das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas. Já as sessões, voltam no dia 1 de agosto. Segundo os parlamentares, a decisão visa otimizar o andamento dos serviços realizados pela Casa de Leis.

Sessão:  O prefeito Jeferson Tomazoni também fez uso da tribuna popular durante a sessão e apresentou uma prestação de contas das principais ações da Administração Municipal, no primeiro semestre do mandato. Destacou, por exemplo, na área de infraestrutura, as obras de pavimentação asfáltica na cidade  e a recuperação de estradas rurais. Também ressaltou parceria com a Câmara que garantiu devolução de R$ 350 mil, valor que foi investido em equipamentos como a mini-carregadeira e rolo compactador,  e na compra de uma Van para transporte de pacientes.

Ações na área de assistência social, educação, desenvolvimento econômico, saúde, esporte e lazer também foram destacadas pelo prefeito. A sessão também contou com a presença dos  secretários Lucio Lageman, Juninho Gazineu e Rosane Moccelin, além de representantes da comunidade.

Na tribuna, os vereadores Angelo Mendes, Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Valdecir Malacarne, Vagner Trindade, Rosmar Alves  e Rogerio Rohr também fizeram uso da palavra, destacando as principais atividades do Parlamento e as ações do Executivo que foram, ou precisam ser atendidas. Os vereadores também apresentaram demandas que chegam nos gabinetes através da população, reivindicando providências da atual gestão. Os vereadores Ramão Gomes, Roberto Emiliani e Rose Pires também participaram da sessão.