Publicado em 03/07/2019 às 14:35, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Vereadores de São Gabriel se reúnem com a Secretária de Cultura, Desporto e Turismo

Assessoria de Imprensa,
Vereadores receberam a Secretária e o Diretor de esporte na sala de reuniões. Foto: ASCOM

Os vereadores de São Gabriel do Oeste se reuniram na manhã de terça-feira (02) com a Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene Reginatto Eibel, e com o Diretor de Esportes, Edwin Diogo Guilhen Garcia, para tratar sobre os trabalhos realizados pela pasta, informações sobre investimentos e o andamento para a 26° Festa do Leitão no Rolete e 12° FestOeste.

Participaram da reunião o Presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne e os vereadores Vagner Trindade, Fernando Rocha, Marcos Paz, Rose Pires, Rogério Rohr, Roberto Emiliani e Luizinho Freitas.

Atualmente a Secretária atende mais de 3 mil cidadãos em diversas modalidades de dança, música e esporte. Na dança são oferecidas aulas de balé clássico, balé contemporâneo, zumba, jazz, dança urbana entre outras modalidades. Para os alunos também são ofertados vagas para o aprendizado em diferentes instrumentos musicais, tais como violão, viola, piano, teclado, bateira, flauta, acordeão, cajón, violino dentre outros.

A Secretária informou que foram investidos mais de R$ 20 mil em equipamentos e instrumentos para atender a grande demanda de alunos nas aulas de música, além de reformas na Secretaria e demais locais de responsabilidade da pasta. Sobre o Parque Aquático Municipal foi comunicado que a reforma do mesmo já se encontra incluso no orçamento para o próximo ano.

Na pauta dos esportes, o atendimento a demanda das mais diversas viagens realizadas pelos atletas que representam o município também foi abordado na reunião. O diretor de esportes, Edwin Diogo falou sobre a necessidade de ter um motorista próprio para atender as solicitações. A secretaria possui o transporte para a locomoção, mas, o motorista não, obrigando a pasta a pagar diárias àquele que conduz o veículo. Em média são realizadas 3 viagens em praticamente todos os finais de semana .

Na oportunidade os vereadores também cobraram a responsabilidade da manutenção das praças e locais públicos de lazer do município que são cobrados frequentemente pela população. Outra cobrança dos parlamentares foi quanto a criação de um cronograma e planejamento para o desporto do município. Na sessão ordinária realizada no dia 25 de junho, os vereadores aprovaram os Projetos de Leis que autorizaram a criação do Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Política Cultural de São Gabriel do Oeste, mas quanto ao esporte ainda não foi encaminhado tal projeto de suma importância.

Entrando nas festividades, a 26° Festa do Leitão no Rolete e 12° FestOeste ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de julho, com a abertura oficial na sexta-feira (05) às 19h no Clube de Laço Liberato Maffissoni com entrada franca. O evento contará com o repasse de R$ 150 mil firmados através do convênio com Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura. No FestOeste mais de 80 participantes estão classificados para se apresentar aos jurados na disputa das melhores colocações e premiações.

A Festa do Leitão no Rolete faz parte do Calendário Oficial do Estado como evento tradicional da manifestação cultural sul-mato-grossense desde 2008.