08.04.2020

Programa Municipal de Educação Fiscal e Financeira é aprovado na Câmara Municipal

Imagem: Divulgação

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste aprovou por unanimidade, durante a Sessão Ordinária realizada na terça-feira (7), o Projeto de Lei n°03/2020, que institui o Programa Municipal e Educação Fiscal e Financeira (PMEFF).

De autoria do vereador Marcos Paz, o PMEFF tem por objetivo: Propiciar a participação do cidadão nos instrumentos de controle social e fiscal; Levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública, alocação e controle de gastos públicos e dos fundamentos das finanças públicas; Conscientização acerca do pagamento de tributos, sua função socioeconômica e as respectivas aplicações em benefício da coletividade; Criar condições para que as pessoas desenvolvam valores e atitudes por meio de competências e habilidades necessárias ao exercício dos direitos e deveres do consumido; Promover ações integradas de combate à sonegação fiscal; Promover a educação financeira e previdenciária visando contribuir para o fortalecimento da cidadania; e Oportunizar ações de diálogo e reflexões acerca de conceitos como poupança, crédito, administração de recursos, investimentos, preços, consumo, dinheiro, renda e impostos.

O Projeto de Lei tem por “intuito aproximar a criança, o jovem e a população em geral, a ter conhecimento dos vários tributos. E não só dos tributos, como diz o Projeto, outros conceitos como poupança, crédito, poupança, enfim, [...] ele trata da composição da vida fiscal e financeira da nossa comunidade”, comentou o vereador e autor, Marcos Paz, durante a discussão do projeto.

Este projeto de lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação.