Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

14.08.2019

Projeto de Lei Complementar aprovado obriga concessionária de energia regulamentar seus postes em São Gabriel do Oeste

Cb image default
Foto: Divulgação/ASCOM

Aprovada por unanimidades dos vereadores de São Gabriel do Oeste, durante a sessão ordinária realizada na terça-feira (13), o Projeto de Lei Complementar n° 05/2019, que acrescenta artigos na Lei Complementar n° 185/2017, dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica do município a realizar o alinhamento e retirada de fios inutilizados nos postes, podendo realizar notificações as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos.

De autoria dos vereadores Roberto Emiliani e Valdecir Malacarne, a lei exige que a concessionária de energia regulamente a utilização de diferentes tipos de cabeamentos de fios em seus postes, evitando assim transtornos para a população.

“Essa lei vem exigir que a Energisa regulamente ou então cobre dos que fazem uso dos postes da sua rede, que deixem alinhados e não colocados de qualquer jeito (evitando que) fios fiquem soltos em nossas ruas ou atravessando em qualquer altura”, disse o vereador Valdecir Malacarne durante a discussão do Projeto.

Confira na íntegra a redação dos respectivos artigos acrescidos à Lei Complementar n° 185/2017:

“Art. 46-A. A empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica fica obrigada a realizar o alinhamento e a retirada dos fios inutilizados nos postes e a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, a fim de que estas possam realizar o alinhamento e retirada dos cabos e demais petrechos inutilizados.”

“Art. 46-B. A empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica e demais empresas que se utilizem dos postes de energia elétrica, após serem devidamente notificadas têm o prazo de 5 (cinco) dias para regularizar a situação de seus cabos ou petrechos existentes.“

“Art. 46-C. A empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica fica obrigada a fazer a manutenção, a conservação, a remoção e a substituição, de postes de concreto ou de madeira, que se encontrem em estado precário, tortos, inclinados, ou em desuso, sem qualquer ônus para a administração pública.

§ 1º Em caso de substituição do poste, a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica fica obrigada a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, a fim de que possam realizar o realinhamento dos cabos e demais petrechos.

§ 2º A notificação de que trata o § 1º deste artigo deverá ocorrer em 48 (quarenta e oito) horas da data da substituição do poste.

§ 3º Havendo a substituição do poste, as empresas devidamente notificadas têm o prazo de 5 (cinco) dias para regularizar a situação de seus cabos e/ou petrechos. "

"Art. 46-D. O compartilhamento da faixa de ocupação deve ser feito de forma ordenada e uniforme, de modo que a instalação de um ocupante não utilize pontos de fixação e nem invada a área destinada a outros, bem como o espaço de uso exclusivo das redes de energia elétrica e de iluminação pública nem invada áreas particulares. "

"Art. 46-E. Aplica-se aos infratores dos artigos 46-A, 46-B, 46-C e 46-D multa grave.

Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, consideram-se infratores todas as empresas, concessionárias e/ou terceirizadas que estiverem operando dentro do âmbito do município, agindo em desacordo com esta legislação. "

A lei complementar entrará em vigor na data de sua publicação.