Publicado em 19/06/2019 às 08:45, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Câmara de São Gabriel aprova premiações do FESTOESTE

Assessoria de Imprensa,
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

O Projeto de Lei n 013/2019 que autoriza o município de São Gabriel do Oeste a instituir premiação aos participantes do 12° Festival da Canção de São Gabriel do Oeste – FESTOESTE e dá outras providências, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes durante a sessão ordinária realiza na terça-feira (18).

O FESTOESTE está em sua 12ª edição e acontecerá nos dias 5 a 7 de julho oferecendo a oportunidade à população de prestigiar arte e cultura através dos diversos talentos que se apresentam. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.

Com a aprovação, o município oferecerá a seguinte premiação para as categorias do Festival da Canção de São Gabriel do Oeste – FESTOESTE:

Categoria Popular: 1° lugar – R$ 3.600,00; 2° lugar – R$ 2.500,00; 3° lugar – R$1.900,00; 4° lugar – R$ 1.400,00; 5° lugar – R$ 1.100,00; 6° ao 10° lugar – R$ 400,00.

Categoria Sertaneja: 1° lugar – R$ 3.600,00; 2° lugar – R$ 2.500,00; 3° lugar – R$1.900,00; 4° lugar – R$ 1.400,00; 5° lugar – R$ 1.100,00; 6° ao 10° lugar – R$ 400,00.

As despesas previstas, conforme o Executivo Municipal, já estão contidas no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo para o exercício de 2019.

Foto: Divulgação/ASCOM

Discussão do Projeto de Lei n 013/2019

Durante a discussão do Projeto de Lei, os vereadores apresentaram diferentes sugestões, entre elas, organização do evento e local para a realização das próximas edições, tendo em vista que o mesmo ocorre durante as festividades do Leitão no Rolete.

O vereador Marcos Paz utilizou o momento para registrar o seu pedido público sobre a organização do evento para que “as autorizações legislativas para essas premiações cheguem com tempo hábil, por conta das prerrogativas, inclusive, de adiamento da discussão” no qual poderia não ser discutido e aprovado até o evento.

“Eu sei que é importante para viabilizar a Festa do Leitão, mas, não pode ser a justificativa para um Festival de tamanha importância estar dentro de outra festa. Então espero que no próximo ano sejam separadas as festividades. Que o FESTOESTE tenha vida própria de um evento que está consolidando e que possa ter o devido prestígio da importância desse festival que premia R$25 mil [...]. Fica aqui o meu pedido para que a Secretaria de Cultura em 2020 consiga essa independência e realize em outro espaço, outra data e que assim se consolide um dos maiores Festivais da Canção”, justificou o vereador Marcos Paz.

Contribuindo com o debate, o vereador Fernando Rocha comentou sobre a “competição” do Festival com a Festa do Leitão no Rolete e como isso impacta no público do Festival.

“Eu gostaria de assistir só o espetáculo do Festival, mas ali concorre com outras coisas, como exposição de máquinas, restaurantes, entre outros. Então, às vezes não tem as pessoas que gostariam de participar, talvez se fosse no Centro e Eventos e em uma data diferente nós teríamos muito mais pessoas para poder assistir. E tem gente que nunca viu, nunca foi lá e nem vai ao Clube do Laço porque mistura com a Festa do Leitão e acha que tem que pagar [...] Eu gostaria de ver mais gente assistindo porque artista gosta de público e ali são artistas bons. Então quem sabe essa sugestão possa ser não acatada mas talvez discutida durante este ano, para ver se no ano que vem há uma saída para fazermos algo melhor”

As apresentações do FESTOESTE ocorrerão no galpão localizado no Clube De Laço Liberato Maffissoni. Somente haverá cobrança de entrada nas estruturas destinadas para os shows da Festa do Leitão no Rolete.

“Lembrando que é aberto ao público o Festival da Canção. No local também ocorrerá bailes caarapés gratuitos para as pessoas dançarem, assim como acontece na Festa do Laço”, disse o vereador Rogério Rohr.

Colaborando com o debate, o vereador Angelo Mendes falou sobre a possibilidade de ocorrer uma seletiva local que classificaria para o FESTOESTE onde prestigiaria por mais de uma vez os talentos são gabrielenses. “Poderíamos realizar uma seletiva meses antes da principal para estarmos valorizando e premiando os cantores locais. Fazendo um evento separado e quem sabe classificando os melhores para participar do Festival da Canção”, comentou o vereador Angelo Mendes.

Sobre as oportunidades proporcionadas pelos valores da premiação do Festival, o vereador Rosmar Alves defendeu que o mesmo valor também poderia ser empregado em outros momentos e em demais festividades do município, como por exemplo, o Festival Gospel da Canção. “Deveríamos achar um meio de premiar pessoas que querem dar o alavanque em sua vida artística [...] e dependem de uma gravação para poder continuar no meio, de repente eles ganhassem valores como este para fazer o seu primeiro CD, seja uma ou duas músicas, para começar a divulgar e ganhar o seu próprio dinheiro com o seu talento”, finaliza o vereador Rosmar Alves.

A 12ª edição do FESTOESTE acontecerá nos dias 5 a 7 de julho. Para realizar a sua inscrição para a competição acesse: https://www.festoeste.com.br/

Serviço - As sessões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras a partir das 9h no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho (Sr. Quinca), na sede desta Casa de Leis, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck, 958 – Centro.