05.06.2023

Vereadores participam de oficina do Sebrae/MS

Foto: arq.cmsgo

Os vereadores Fernando Rocha e Vagner Trindade, participaram na última quinta-feira (1º) juntamente com a equipe da Prefeitura Municipal e lideranças de São Gabriel do Oeste de uma reunião com o Sebrae/MS, para elencar ações de melhorias para o município.

O encontro consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de confeccionar a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.

De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Augusto Aki, São Gabriel do Oeste tem números positivos, como a baixa evasão de consumo, e o fato de os moradores terem uma imagem positiva da economia local. Nesse contexto, há pontos que podem explorados para melhorar ainda mais a realidade socioeconômica da cidade, um deles é trazer mais oportunidades para as pessoas que se mudam para o município em busca de mais qualidade de vida.

“Por ser considerada uma cidade de sucesso, São Gabriel do Oeste atrai muitos migrantes que, muitas vezes, tem dificuldades em se encaixar no mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. Então, um dos caminhos que vemos para melhorar o município está na capacitação dessas pessoas. Com isso, aumentamos a autoestima desse público e ofertamos mão de obra qualificada para o comércio local, fortalecendo os empreendedores. O incentivo à capacitação, também traz mais oportunidades de trabalho para os jovens do município que sentem dificuldades em encontrar o primeiro emprego”, expôs Aki.

Para o consultor, a organização de agroindústrias focadas na confecção de novos produtos vinculados a agricultura familiar é outro ponto que pode ser visto como oportunidade para acelerar o desenvolvimento local, juntamente com o fomento do empreendedorismo nas áreas de lazer e serviços.

Durante a oficina, os participantes dialogaram e estabeleceram quais iniciativas seriam mais relevantes e prioritárias para o desenvolvimento do município. As ações elencadas pelos participantes da oficina resultam em um relatório que será analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, será confeccionado o Plano de Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de São Gabriel do Oeste aderiu ao programa Cidade Empreendedora neste ano e recebe acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, com ações para a promoção do desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as iniciativas previstas pelo programa, estão a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas, incentivo às compras locais, promoção de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.