Publicado em 19/07/2019 às 09:45, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

São Gabriel sediou o 3° Encontro Regional de Planejamento do Plano Plurianual

Assessoria de Imprensa,
Participantes lotam auditório da Prefeitura Municipal no 3° Encontro Regional PPA 20 - 23. Foto: ASCOM

Na tarde de quinta-feira (18) os vereadores de São Gabriel do Oeste participaram do 3° Encontro Regional de Planejamento do Plano Plurianual (PPA) 2020 – 2023 do Governo do Estado, discutindo os temas relacionados ao desenvolvimento social, infraestrutura, desenvolvimento econômico e da ciência & tecnologia.

O evento ocorreu na Prefeitura Municipal e contou com a presença de várias autoridades regionais, secretários, prefeitos, assessores, servidores públicos, representantes e população. O Legislativo se fez presente através dos vereadores Valdecir Malacarne, Fernando Rocha, Luizinho Freitas, Rosmar Alves, Rogério Rohr e servidores desta Casa de Leis.

O PPA é um instrumento de planejamento, no qual as ações de governo são definidas com clareza e organizadas em diretrizes, objetivos e metas. A partir das discussões também é possível realizar avaliações sobre os resultados já entregues pelo Governo Estadual. O encontro regional possui como objetivo coletar sugestões sobre as ações governamentais com foco nas cidades que compõem cada região.

Representando a Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, o vereador Fernando Rocha falou sobre a importância deste encontro para o desenvolvimento da região e agradeceu os idealizadores.

“Um encontro como esse é de extrema importância, não somente para São Gabriel do Oeste, mas, para toda a região norte e municípios que estão aqui representados [...] Eu me sinto feliz, como vereador, de saber que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está ouvindo os municípios, regionalizando esta discussão para elaborar um planejamento para os próximos 4 anos, porque não é comum. Em regra os poderes executivos elaboram os seus planejamentos, encaminham para o legislativo, o legislativo faz as discussões internas, aprova com algumas emendas ou não e depois o projeto é sancionado. Muitas das vezes nós dos municípios não temos a oportunidade de darmos a nossa contribuição neste planejamento. Na qualidade de representante da Câmara Municipal, eu gostaria de agradecer a todos os que estão elaborando este planejamento, por virem até São Gabriel do Oeste, conversar com o municípios da região. Porque tenho certeza que todos tem uma contribuição valiosa para este planejamento do Governo do Estado”, disse o vereador Fernando Rocha.

Após a abertura do evento os participantes se encaminharam para quatro salas de discussões para tratar dos temas. As sugestões levantadas pelos participantes dos grupos foram anotadas pelo relator de cada sala e coletadas através das fichas de sugestões para ser encaminhadas às Secretarias de Estado para análise. Todas as informações serão analisadas e levadas ao Encontro Estadual para a formulação do PPA 2020 – 2023, dando um olhar regionalizado para as ações do governo.

O encontro realizado na região norte compreende as cidades de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Aguas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, Rochedo, Sonora e São Gabriel do Oeste.

São Gabriel do Oeste foi o terceiro município a sediar as discussões, o projeto já passou pelas cidades de Aquidauana e Naviraí. Os próximos encontros regionais vão ser sediados nas cidades de Três Lagoas no dia 30 de julho e Ponta Porã em 01 de agosto. O Encontro Estadual está marcado para acontecer em Campo Grande na primeira quinzena do mês agosto, no Campus da UEMS às 14h.

Pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul, a sociedade poderá participar da elaboração do plano acessando o site www.participa.ms.gov.br apontando as prioridades de sua região ou através dos encontros.