26.11.2019

São Gabriel do Oeste sedia Encontro Regional de Gestores de Cultura da Região Norte

Foto: Divulgação/ASCOM

Com o objetivo de potencializar e oportunizar o crescimento e incentivo cultural regional de Mato Grosso do Sul, a Presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, esteve em São Gabriel do Oeste no dia 25 de novembro para o Encontro Regional de Gestores de Cultura - Região Norte de MS. A iniciativa de promover o Encontro foi do vereador Fernando Rocha juntamente com a Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene Reginatto Eibel. Além de São Gabriel do Oeste, representantes dos Municípios de Alcinópolis, Camapuã, Bandeirantes, Rio Verde de Mato Grosso, Paraíso das Águas e Rio Negro participaram do encontro. O encontro também contou com a presença dos Prefeitos Jeferson Tomazoni, Mário Kruger (Rio Verde de MT) e Delano Huber (Camapuã).

“Este é um momento informal em que nós queremos trocar ideias [...] porque sabemos que temos muito trabalho e nós precisamos ter planejamento, organização e alinhar as pastas da cultura, desporto e turismo de nossa região. Sabemos que se nos unirmos, somando forças, iremos conseguir muito mais avanços nesta área tão importante” comentou a Secretária de Cultura, Desporto e Turismo de São Gabriel do Oeste, Maria Irene Reginatto Eibel, durante a abertura do Encontro.

A reunião possibilitou aos gestores municipais que conhecessem os representantes dos setores que compõem a Fundação de Cultura Estadual, bem como sugerissem e tirassem dúvidas relativas às atividades da Fundação de Cultura para o exercício de 2020.

“A Presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, veio e trouxe todos os técnicos da Fundação para se apresentarem e falar quais as atividades de cada um. [...] Foi o nosso primeiro encontro, uma sugestão nossa para a Presidente da Fundação, onde todos aprovaram, pois os técnicos puderam ouvir reclamações e sugestões dos gestores culturais de nossa região. [...] Por isso ficamos felizes, principalmente porque os gestores não tinham muitas informações sobre o que vai acontecer em 2020, e [...] no Encontro já foi anunciado que o Fundo de Investimento Cultural (FIC), voltará a funcionar em 2020, e terá R$ 6 milhões para atender projetos”, comentou o vereador Fernando Rocha, representando a Câmara Municipal no Encontro Regional.

Conforme as informações da Fundação de Cultura de MS, R$ 4.800.000,00 serão destinados para atender pessoas físicas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos e R$ 1.200.000,00 para pessoas jurídicas de direito público com projetos de até, no máximo, R$ 250 mil. Dentro do projeto proposto pelo FIC poderão ser gastos 5% para elaboração do projeto, 20% poderão ser gastos com mídia nos eventos e 5% podendo ser gastos com coquetéis e recepção. No mês de dezembro, segundo a Fundação, provavelmente será disponibilizado o edital com informações completas sobre o assunto e documentações necessárias. Além de informações sobre o FIC, a Presidente Mara Caseiro mencionou que a intenção da Fundação, com o apoio do Governo do Estado, é realizar um grande Festival Cultural na Região Norte do Estado, semelhante aos que são realizados em Bonito e Corumbá.

Entre os técnicos da Fundação de Cultura de MS, estiveram presentes o Gerente de Difusão, Gerente de Atividades Artesanais, Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural, Gerente de Administrações de Finanças, Assessor de Projetos, Diretor Geral e a Gerente do Fundo de Investimentos Culturais (FIC).

“Quero agradecer ao convite do vereador Fernando Rocha, da Secretária Maria Irene e principalmente agradecer por fazer este chamado e trazer os outros municípios, demonstrando a importância da regionalidade. [...] Nós estamos planejando 2020 e este é um momento essencial para estarmos aqui debatendo, ouvindo vocês e apresentar os projetos que temos intenção de fazer”, disse a Presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro.