Publicado em 25/08/2021 às 16:46, Atualizado em 25/08/2021 às 20:54

Resumo da Sessão Ordinária de 24 de agosto de 2021.

Omar Junior,
Cb image default
Foto: arq.cmsgo

A Câmara Municipal realizou na manhã desta terça-feira (24), mais uma sessão ordinária, onde foram aprovados dois projetos, além das indicações e pedidos de providências dos parlamentares durante a utilização da tribuna.

Foi aprovado o Projeto substitutivo n° 1 ao Projeto de Lei n° 17/2021, que “Autoriza o Poder Executivo a instituir premiação aos vencedores do Prêmio Empreender – Edição 2021 e dá outras providências”.

Os parlamentares também aprovaram o projeto de lei das vereadoras Kalícia de Brito e Suelen Pascoal, de número 10/2021, que “Institui a Semana Municipal de Conscientização acerca da Menstruação e da universalização do acesso a absorventes higiênicos no âmbito do Município de São Gabriel do Oeste”.

Resumo dos pronunciamentos:

Edson Tozetto

O vereador Edson Tozetto, usou do pequeno expediente para mencionar seu pedido de ofício ao Secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel, que seja melhorado a sinalização da BR MS- 430 e Indicou a Secretaria de Infraestrutura do município, que seja feita a limpeza e fiscalização na SGO 217, onde acontece o Luau. 

Cb image default
Divulgação

Fernando Rocha

O presidente da Câmara, Fernando Rocha usou do grande expediente para mencionar sua satisfação em ser vereador de São Gabriel do Oeste, mencionou a reunião que teve com a Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, a fim de solucionar as demandas da população. O vereador mencionou o número de mortes decorrente a covid-19 que vem diminuindo, porém destacou que é ainda um número muito alto e pediu que a população se previna e tome os cuidados de biossegurança. Fernando lembrou sobre o concurso público municipal que acontecerá no próximo mês em São Gabriel do Oeste e solicitou aqueles que farão o concurso que se dedique aos estudos.

Cb image default
Divulgação

Frederico Marcondes

O vereador Frederico Marcondes usou da tribuna no pequeno expediente para apresentar seus pedidos ao Executivo, sendo eles. Que seja realizada a pintura dos corrimãos na entrada do Centro de Atendimento de Atividades Socioassistenciais. O pedido de informação nº36/2021 que seja encaminhada a Câmara seguintes informações: cópia do termo de cessão entre secretaria Municipal de assistência social com a associação restaurar, quanto as duas salas utilizadas pelo programa primeira infância do SUAS - Criança Feliz. valores repassados pelo Executivo Municipal para a Associação Restaurar, relacionado ao programa citado. Pedido de informação nº 37/2021 - que seja encaminhado à Câmara Municipal critérios utilizados pelo centro de referência de assistência social- CRAS referente ao valor destinado para modalidades de Auxílio Moradia, cópia do relatório do Auxílio Moradia último 6 meses. Pedido de informação nº 38/2021 - Que seja encaminhado à Câmara Municipal, cópia do relatório referente à quantidade de cestas básicas destinadas aos são-gabrielenses e distribuídas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, nos doze meses em São Gabriel do Oeste.

Cb image default
Divulgação

Kalícia de Brito

A vereadora Kalícia de Brito usou da tribuna no grande expediente para mencionar a reunião que participou com a Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, onde foi apresentada às demandas que chegam ao seu gabinete, ficando a Secretária responsável de solucionar o mais breve possível. Kalícia mencionou sua agenda durante a semana como, a participação na abertura da Semana Excepcional na APAE, a reunião com prefeito e o vice-prefeito juntamente com vereador Geraldo Rolim, para levar as demandas do município. A vereadora Kalícia concluiu dizendo que o toque de recolher no estado acabou, porém, a pandemia ainda não, pedindo para que todos sigam os protocolos de biossegurança, para evitar a propagação do vírus.

Cb image default
Divulgação

Luizinho Freitas

O vereador Luizinho Freitas usou do grande expediente para apresentar seus pedidos de providência ao executivo, sendo eles: Que seja realizado patrolamento na estrada principal do Assentamento Campanário, a partir da Br. 163 até a lagoa, e instalação de placas de trânsito - A-36, que adverte ao condutor do veículo da possibilidade de presença, adiante, de animais selvagens na via, nas proximidades da lagoa e Que seja instalado um redutor de velocidade (quebra-molas) e um ponto de ônibus coberto em frente ao Bar da Informação, antiga Serraria, localizado na estrada que liga São Gabriel ao Distrito do Areado na MS 435. Luizinho concluiu, agradecendo a Secretária Rosane Mocelin por disponibilizar um tempo para vim até a Câmara, discutir sobre o atendimento oferecido no CRAS.

Cb image default
Divulgação

Perkão Sales

O vereador Perkão Sales usou da tribuna no pequeno expediente para mencionar o seu pedido de providência ao Executivo, sendo ele, que seja feito uma rotatória no cruzamento da Rua dos Canários com Avenida dos Patos no Bairro Jardim Gramado. Perkão parabenizou a equipe da Associação Atlética Pet Cães pela participação na Copa Morena de Futsal e parabenizou também o Secretário Alexandre Pierezan, pelo campeonato de vôlei de praia realizado no último final de semana. Lembrou a todos que o toque de recolher acabou, porém, a pandemia ainda não, alertando a todos a seguir o protocolo de biossegurança.

Cb image default
Divulgação

Rogério Rohr

O vereador Rogério Rohr usou do grande expediente para mencionar suas proposições ao Executivo, sendo eles: Que sejam providenciadas placas indicativas de “altura máxima permitida” nas Avenidas e Vias Públicas do Município; que o Executivo realize um levantamento para contratação de “HORAS DE VÔO” anual, no Município. O vereador solicitou que a prefeitura tenha um pouco mais de atenção com o setor de fisioterapia do município, onde com o pós Covid a uma demanda ainda maior.

Cb image default
Divulgação

Suelen Pascoal

A vereadora Suelen Pascoal usou da tribuna no pequeno expediente para mencionar suas Indicações ao Prefeito: Que seja implantado um Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC no Bairro Jardim Gramado, que seja ofertado cursos de artesanato, crochê, tricô, pintura e outros trabalhos manuais nos Assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré. Já no grande expediente a vereadora deixou em destaque que a sua luta e sua causa é o povo menos favorecido e que buscará a acessibilidade para os moradores do bairro Jardim Gramado e Fênix pois são eles que mais necessitam de atenção.

Cb image default
Divulgação

Vagner Trindade

O vereador Vagner Trindade usou da tribuna no pequeno expediente para apresentar seu pedido de Informação, sendo ele: Quais os critérios utilizados para a reserva de horário para treino/jogo e horários/períodos em que os Ginásios Municipais de São Gabriel do Oeste estão abertos; se há recolhimento de taxa e valor solicitado para utilização da quadra; Cronograma de utilização das quadras dos ginásios de esporte.

Já no grande expediente o vereador mencionou a importância de descentralizar as atividades do município para os bairros. Expôs sua visita ao CRAS após várias reclamações de usuários no qual foram apresentados Indicações para solucionar as demandas da população. Vagner destacou a reunião para debater a participação do município no encontro Municipal da Juventude, no sentido de incentivar a cultura, o esporte e o exercício de cidadão pelos jovens. 

Cb image default
Divulgação