22.06.2022

Resumo da Sessão Ordinária de 21 de junho de 2022.

Foto: arq.cmsgo

Vereadores de São Gabriel do Oeste realizaram mais uma sessão ordinária na manhã desta terça-feira (21).

Durante a utilização da tribuna por parte dos parlamentares, o principal destaque foi a incidência de dengue no município.

Confira os pronunciamentos:

Edson Tozetto

O vereador Edson Tozetto usou da tribuna no grande expediente para apresentar sua Indicação ao Governo do Estado, que seja feito o cascalhamento e patrolagem na MS-429, que dá acesso aos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré. Edson mencionou a participação na reunião com representante do Estado, para conversar sobre ações preventivas para diminuir os focos de dengue no município. O vereador agradeceu o Deputado Estadual Antônio Vaz, pela emenda de mais 50 mil reais para compra de materiais para a Escola Municipal Pingo de Gente. Concluiu solicitando ao Governo do Estado que seja encaminhado uma plantadeira, uma ensiladeira e um trator para os assentamentos do município.

Fernando Rocha

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Rocha, usou do pequeno expediente para apresentar o pedido de providência ao Executivo, sendo ele: que seja instalado lixeiras na avenida Getúlio Vargas, na extensão do Aeroporto, onde é feito caminhada pela população. Já no grande expediente o vereador, recomendou a prevenção às doenças virais, causadas pelo inverno. Fernando se mostrou espantado com o aumento de violência contra a mulher no Estado e País. Chamou atenção da população, para limpeza de lotes, calhas e que abram as casas quando o carro do fumacê passar, para eliminar os focos de dengue na cidade.

Frederico Marcondes

O vereador Frederico Marcondes usou do grande expediente para mencionar o aumento exponencial nos casos de dengue nos últimos anos, solicitando a parceria de todas as secretarias para realizar um mutirão de limpeza em toda a cidade. Fred solicitou que o executivo faça investimentos na área da saúde, com expansão dos postos e a contratações de mais profissionais, para dar celeridade aos atendimentos.

Kalicia de Brito

A vereadora Kalicia de Brito usou da tribuna para convidar as mulheres para participar dos exames de prevenção ao câncer, onde a carreta do hospital de Barretos estará em São Gabriel do Oeste, do dia 27 ao dia 30 de julho. A vereadora solicitou uma força tarefa da prefeitura e com a comunidade, para diminuir os casos de dengue no município. Kalícia, mencionou a participação na entrega dos 16 lotes urbanizados, onde forem entregues as bases para as famílias começarem a construir suas casas, parabenizou o governo e o município pela parceira, porém se mostrou preocupada, pois com o poder de compra, fica praticamente inviável a conclusão da obra no prazo estipulado.

Luizinho Freitas

O vereador Luizinho Freitas usou do grande expediente para parabenizar o prefeito pela entrega de uma pá carregadeira, adquirida com recursos próprios, e parabenizou a entrega dos lotes urbanizados. Luizinho mencionou a lamentação de uma moradora da região, que disse: “os programas habitacionais entregavam a casa pronta, agora o morador que tem que se virar para construir sua casa” (sic). Luizinho solicitou que o executivo faça campanhas nas mídias e que faça mutirões para limpar lotes, assim reduzindo os focos de dengue no município.

Perkão Sales

O vereador Perkão Sales usou do pequeno expediente para apresentar seu pedido de providência ao executivo, sendo ele: Que seja realizada a troca das lâmpadas por lâmpadas de LED e que sejam instaladas grades de proteção na quadra de esporte da Praça do Bairro Fênix”. Justificando que devido a várias reclamações dos frequentadores que fazem uso do local para prática de esportes e por não ter a grade de proteção a bola, por muitas vezes, chega até as ruas lindeiras a praça, podendo causar acidentes aos usuários da praça referida.

Ramão Gomes

O vereador Ramão Gomes usou da tribuna para apresentar sua participação na entrega dos lotes urbanizados, onde se mostrou frustrado com o Governo do Federal onde não teve participação e não criou programas de habitação, ficando cada vez mais difícil para as classes baixas, ter sua casa própria. Ramão mencionou a reunião com representante do Governo do Estado, para procurarem soluções para diminuir os focos de dengue no município, pedindo cooperação da comunidade, para o combater os mosquitos transmissores.

Rogério Rohr

O vereador Rogério Rohr, usou do grande expediente para parabenizar o município de Bandeirante pelas festividades em comemoração à emancipação. Parabenizou o executivo pelos lotes urbanizados, mas cobrou ainda mais programas de habitação, pois o município vem crescendo e a quantidade de habitantes sem a sua casa própria é grande. Rogério mencionou a proposta para uma audiência pública com executivo, para tratar do abrigo dos animais, uma demanda antiga do município.

Vagner Trindade

O vereador Vagner Trindade usou da tribuna para ressaltar a demanda de programas habitacionais, tanto na esfera federal, como no municipal, pedindo ao executivo que tenha planejamento municipal, específico para classe baixa, dando a garantia de moradia a todos. O vereador mencionou a reunião com a secretária estadual, que apresentou um plano de contingência dos casos de Dengue no município. Vagner expôs que foi solicitado que se apresentasse ao hospital municipal, onde ficou assustado com o tempo de demora no atendimento aos pacientes, com filas de espera de mais de 4 horas.