09.03.2022

Resumo da Sessão Ordinária de 08 de Março de 2022

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, realizou nesta última terça-feira (08) a 4º Sessão Ordinária do ano de 2022. Durante a Sessão foi aprovado três Projetos de Leis.

Um dos projetos aprovados foi o de números 13/2020, que dispõe sobre a doação e lote de terreno urbano ao Estado de Mato Grosso do Sul. O referido terreno será utilizado para ampliação do prédio da Polícia Militar Ambiental (PMA) no município.

O segundo projeto de lei votado foi o de número 1/2022, que autoriza a abertura de crédito especial para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e dá outras providências. O recurso será utilizado para cobertura de uma das quadras de esporte da Escola Municipal Pingo de Gente.

Já o terceiro projeto aprovado foi o de número 2/2022, que dispõe sobre a revisão dos subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais de São Gabriel do Oeste, concedendo um reajuste de 14,58% para ambos os cargos.

Os três projetos foram aprovados por unanimidade de votos.

Confira como foram os pronunciamentos:

Edson Tozetto

O vereador Edson Tozetto usou do grande expediente para apresentar suas proposições enviadas ao Executivo, sendo elas: Indicação nº14/2022 – que seja construído uma praça no núcleo do Assentamento Itaqui e a Indicação nº15/2022 – que seja instalado placas de identificação nas praças do município de São Gabriel do Oeste. Edson concluiu parabenizando a todas mulheres pelo dia internacional da mulher e pediu mais valorização do sexo feminino, pois são a base da sociedade.

Fernando Rocha

O presidente da Câmara, vereador Fernando Rocha, usou da tribuna para mencionar a sua participação na entrega de viaturas que auxiliarão na segurança municipal, destacando sua forte luta pela causa. Fernando cobrou mais responsabilidade com os prédios públicos, solicitando que a prefeitura faça melhorias em hospitais e órgãos que recebem atendimento constante aos cidadãos. Concluiu pedindo a valorização das mulheres todos os dias, não somente no dia internacional da mulher.

Frederico Marcondes

O vereador Frederico Marcondes usou do grande expediente para mencionar a falta de diagnóstico médicos no Hospital Municipal, expondo sua preocupação com a saúde pública do município. Fred agradeceu a todas as mulheres e parabenizou pela luta de igualdade de gênero e as conquistas de direitos na sociedade.

Geraldo Rolim

O vereador Geraldo Rolim usou da tribuna para mencionar sua agenda em Campo Grande, em busca de recursos para construção de um abrigo de animais de rua. Geraldo parabenizou a Secretaria de Infraestrutura do município, pelas obras desenvolvidas por toda a cidade, obras essas que em sua visão, saem muito mais barato quando feitas com equipamento próprio e funcionários da própria secretaria.

Kalícia de Brito

A vereadora Kalícia de Brito usou do grande expediente para apresentar seu pedido de Informação nº 07/2022 – “Que seja informado o impacto na folha de pagamento atual (por secretaria, fundação e autarquia) com a simulação do reajuste de 33,34% para os professores.” Kalícia apelou para que todas as mulheres que estiverem sofrendo algum tipo de agressão, buscar um órgão mais perto para fazer a denúncia, colocando seu gabinete a disposição de todas mulheres que precisam de ajuda e buscar seu espaço e bem-estar na sociedade.

Luizinho Freitas

O vereador Luizinho Freitas usou da tribuna para apresentar suas proposições, sendo eles: Indicação nº 16/2022 – que seja instalado um núcleo de médicos peritos em São Gabriel do Oeste e a Indicação nº17/2022 – que seja instalado nos prédios públicos, o sistema de energia solar. Luizinho concluiu parabenizando todas as mulheres, pelos esforços em tentar construir uma sociedade igualitária, demonstrando todo o respeito e admiração pelo sexo feminino.

Perkão Sales

O vereador Perkão Sales usou do grande expediente para apresentar o seu pedido de providência a prefeitura municipal, sendo ele: que seja adquirido um trator cortador de grama, para a secretaria de cultura, esporte e turismo, para manutenção do estádio municipal. Perkão parabenizou os idealizadores dos campeonatos de futsal do Ser Aurora e do campeonato de Verão de futsal, eventos esses que se orgulham de participar.

Ramão Gomes

O vereador Ramão Gomes usou da tribuna para apresentar as demandas que chegaram até seu gabinete, sendo ela, a demora no transporte que leva os pacientes até Campo Grande para fazer exames e pediu celeridade no atendimento no setor de Regulação, para agendamento de exames. Ramão concluiu lendo sua Moção de Pesar, para sua colega da área da saúde que veio a falecer em um acidente de carro no fim de semana passado.

Rogério Rohr

O vereador Rogério Rohr usou da tribuna no pequeno expediente para apresentar sua Indicação ao prefeito, para que seja feito estudo da possibilidade de ser feito no município a hemodiálise dos pacientes que têm que se deslocar até Campo Grande. O Pedido de Informação que seja informada as receitas de despesas mensais do SAMU. Já no grande expediente o vereador pediu mais diálogos entre prefeitura e os produtores rurais para que possam fazer a manutenção necessária nas estradas, para facilitar o escoamento das cargas da safra. Concluiu parabenizando todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

Vagner Trindade

O vereador Vagner Trindade usou do pequeno expediente para apresentar sua indicação ao Executivo, sendo ele: que seja feita a manutenção dos bueiros na Rua Cambará na região do Flor do Cerrado. Já no Grande Expediente, o vereador Vagner expôs sua participação na criação em 2018 do programa Mulher Empreendedora, evento esse que se tornou a ser realizado neste ano. Vagner expressou sua repulsa ao Deputado Estadual de São Paulo, que difamou mulheres Ucranianas e expôs sua admiração, respeito e solidariedade a todas mulheres que já sofreram algum tipo de abuso.