Publicado em 07/05/2019 às 13:14, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar é assunto de reunião na Câmara de São Gabriel

Assessoria de Comunicação,

Os vereadores de São Gabriel do Oeste se reuniram, na manhã desta terça-feira (7), com a Secretaria de Assistência Social, Rosane Moccelin e a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Clarice Scariot, para falar sobre o processo de escolha para os novos membros do Conselho Tutelar de São Gabriel do Oeste para o quadriênio 2020/2024.

Com o recorde de 24 inscritos no processo seletivo, serão oferecidas 05 vagas para membros Titulares e 05 vagas para os membros Suplentes. Os Suplentes assumirão em caso de vacância, férias e afastamento médico do Titular. A remuneração para o cargo é de R$ 4.136,07. As inscrições encerraram-se no dia 06 de maio e segue as próximas etapas do processo.

Dentre os requisitos do edital, podemos pontuar a idade superior a 21 anos; estar em gozo de seus direitos políticos; residir no Município de São Gabriel do Oeste, no mínimo, há dois anos; ser portador de diploma de conclusão de curso superior; comprovar experiência profissional de, no mínimo, 12 meses, em atividades realizadas com crianças e adolescentes, por meio de certidão emitida em papel timbrado e com CNPJ da empresa/instituição e assinada pelo representante legal, entre outros pontos.

O processo de seleção de membros para o Conselho Tutelar ocorre em quatro etapas: inscrições; prova escrita de conhecimento e prova prática de informática; avaliação psicológica e eleição.

As campanhas eleitorais, conforme o calendário ocorrerá entre os dias 16 de agosto a 02 de outubro. Este ano os candidatos poderão utilizar, dentro do permitido do edital, as redes sociais para a sua campanha.

As eleições para escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizada no dia 06 de outubro de 2019, das 08h às 17h, na Escola Estadual Bernardino Ferreira da Cunha. Será oferecido pelo município transporte coletivo para as pessoas poderem votar.

Este ano a votação será realizada em urna eletrônica e todos aqueles que estiverem regulares com a Justiça Eleitoral do município, até o dia 17 de agosto, poderão participar da votação. Cada cidadão só poderá votar em um conselheiro.

Assim como a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a Câmara Municipal também se dispôs a fiscalizar os processos para que a escolha seja justa ao papel que é de fundamental importância ao município.

Participaram da reunião o Presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne e os vereadores Vagner Trindade, Luizinho Freitas, Roberto Emiliani, Rosmar Alves, Fernando Rocha e Rose Pires.

O edital do processo pode ser consultado aqui.