13.07.2022

Presidente da Câmara Municipal, ministra palestra para idosos da Aufi.

Na tarde desta quarta-feira (13), o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, esteve na Associação Unidos da Feliz Idade AUFI de São Gabriel do Oeste, para realizar uma palestra de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Fernando expôs que a violência contra a pessoa idosa vem aumentando e é preciso despertar no idoso o sentimento de que ele pertence à sociedade, procurando defender seus direitos, denunciando seus agressores.

Considerado crime, esse tipo de violência acontece de diversas formas, desde a física até a psicológica.

Violência Física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte.

Violência Psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.

Violência Sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Abandono: é uma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.

Negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

Violência Financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas na delegacia mais próxima e pelo Disque 100. O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Estiveram na palestra a Psicóloga da AUFI, Maria Augusta, a Assistente Social, Lucimara Sabino e a professora de Educação Física, Jaqueline Cristina.