17.03.2022

Fernando Rocha solicita ao Governo do Estado a concessão de auxílio financeiro para CTGs

Foto: arq.

O pedido em forma de indicação foi apresentado na sessão ordinária na última terça-feira (15), na Câmara de São Gabriel do Oeste. O Vereador Fernando Rocha, que é presidente da Casa de Leis, justifica que o auxílio financeiro é necessário, pois devido a pandemia, muitos CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) tiveram que fechar as suas portas. “Com a não realização de eventos deixou-se de arrecadar recursos financeiros, com isso a própria manutenção dos locais ficou prejudicada”, argumenta Fernando.

O pedido é endereçado ao Governador Reinaldo Azambuja e ao Secretário de Estado de Cidadania e Cultura de MS, João César Mattogrosso.

“Com a permissão do retorno das atividades, esses CTGs necessitam de reparos para que possam desenvolver suas atividades”, complementa Fernando Rocha.

Os Centros de Tradições Gaúchas são entidades sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades com crianças, jovens e adultos, promovendo um trabalho de pesquisa, difusão e vivência com a cultura gaúcha e sul-mato-grossense por meio da música, dança, culinária, esportes, costumes e tradições campeiras.

São 21 centros espalhados por Mato Grosso do Sul, o mais antigo deles está na Capital, Campo Grande. O CTG Farroupilha foi fundado em 1962.

Na região norte são três Importantes e atuantes CTGs, em Camapuã, Coxim e o CTG Chama Crioula em São Gabriel do Oeste, que vai completar em outubro 34 anos de fundação e receberá neste ano o Fegams (Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha), o maior encontro de tradição gaúcha de MS.