Publicado em 25/10/2019 às 09:29, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Cursos da Rede Socioassistencial de São Gabriel do Oeste são finalizados com cerimônia de formatura

Assessoria de Imprensa,
Formandos do Curso de Libras. Foto: Divulgação/ASCOM

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na noite de quinta-feira (24) a entrega de mais de 200 certificados aos formandos dos Cursos da Rede Socioassistencial de São Gabriel do Oeste em uma bela cerimônia prestigiada pela população e pelos vereadores Fernando Rocha, Rosmar Alves e Valdecir Malacarne.

Este ano foi ofertado o Curso Básico de Cabeleireiro, Curso de Artesanato – Pintura em tecido, Curso de Auto Maquiagem, Maquiagem Básica e Maquiagem Profissional, Curso de Inglês e o Curso de informática básico e avançado, somando 171 alunos. Também, através do apoio da Secretaria de Assistência Social e parceria da Associação Restaurar, formaram 70 alunos do Curso de Libras.

“É com muita alegria que nós fizemos nesta noite a formatura da Rede Socioassistencial, são mais de 250 alunos que realizaram neste ano os cursos realizados através do CRAS e em parceria com a Instituição Restaurar. Os cursos é uma novidade desta gestão, através de uma conversa com o Prefeito Jeferson que comentou a necessidade de trazer uma qualificação profissional e um local de convivência para jovens e idosos de nossa cidade. Eu achei de extrema importância os cursos, em especial o curso de Libras [...] onde tivemos profissionais da saúde, educação, assistência social, comércio e mais diversas áreas de pessoas interessadas em aprender este idioma tão importante. Ele, com certeza, deixará a nossa população muito bem atendida em vários locais” comentou Rosane Moccelin de Arruda, Secretária de Assistência Social.

Professores dos Cursos da Rede Socioassistencial. Foto: Divulgação/ASCOM

Os cursos foram ministrados pelos professores Rubstein Correia Dias (Curso de Cabeleireiro), Robson Luís Gomes de Oliveira (Curso de Informática matutino e vespertino), Marcus Vinicius Oliveira Silvany (Curso de Informática noturno), Laura Letícia da Silva Alves (Curso de Inglês), Elizabeth Leopoldo Vilela (Curso de Libras), Elis Coelho (Curso de Maquiagem) e Elci Clara Pessato (Curso de Pintura).

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Fernando Rocha comentou sobre a mensagem que emite os cursos realizados pelo Executivo Municipal e o empenho dos alunos que se propuseram a encarrar novos desafios.

“Quanto tempo essas pessoas tiveram que destilar de suas vidas para poder participar de um curso, talvez para elas não seja o principal da vida, não é disse que vão sobreviver, mas, elas se interessaram em fazer algo diferente. Quando fazemos algo positivo, não sabemos para quando é que iremos utilizar. Mas sabemos que um dia isso poderá mudar a vida de alguém. [...] O que vejo aqui neste dia, com o salão lotado, são pessoas que buscam algo a mais para a sua vida e a Prefeitura Municipal com este interesse de qualificar pessoas, fornecendo cursos na área da assistência social, o que está querendo dizer é: sociedade de São Gabriel do Oeste vamos nos interessar mais uns pelos outros” disse o vereador Fernando Rocha.

Ampliando as oportunidades de colocação no mercado de trabalho através de qualificação profissional do público usuário do CRAS, os cursos ofertados visam atender prioritariamente pessoas com ensino fundamental incompleto que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo e beneficiários do Programa Bolsa Família.

“O mérito é da Secretaria de Assistência Social de ter essa condução assertiva dos cursos, claro que discutimos isso, mas, se a secretaria não tivesse pessoas tão comprometidas e dedicadas hoje nós não estaríamos aqui celebrando este momento. A cada etapa de nossas vidas temos que celebrar as conquistas, cada um de nós já teve inúmeras e hoje é mais uma delas para quem se forma. [...] Agora os nossos alunos tem o desafio de colocar em prática aquilo que aprenderam em nossos cursos, aperfeiçoar este conhecimento para que cada vez mais possamos fazer a diferença em nossas vidas”, comentou o Prefeito Municipal, Jeferson Luiz Tomazoni.

Vereador Fernando Rocha, Prefeito Municipal Jeferson Tomazoni e Secretária de Assistência Social Rosane Moccelin. Foto: Divulgação/ASCOM

“Gostaria de agradecer ao Prefeito Municipal Jeferson Tomazoni, ao vereador Fernando Rocha neste ato representando a Câmara Municipal que é sempre parceira da Prefeitura e dizer que o nosso desejo é que no ano que vem possamos ampliar ainda mais os cursos. [...] Meus parabéns aos professores pela dedicação aos cursos e aos alunos dos mais diversos cursos que estão aqui presentes [...] e nós só estamos aqui porque vocês confiaram em nosso trabalho. Agradecimento em especial a Escola Nilma Glória, Comunidade Kolping São Francisco de Assis, Obra Kolping Estadual e todos os locais que realizaram que abriram as portas para que pudéssemos fazer os cursos”, finaliza a Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin de Arruda.

Durante a cerimônia, os alunos do Curso de Libras, juntamente com a professore Elizabeth Leopoldo Vilela, apresentaram a música Alleluia em linguagem de sinais. Após os pronunciamentos das autoridades a Professora do Curso de Inglês, Laura Letícia da Silva Alves, e a formanda do Curso de Libras, Luciane Zacarias Martins Flores, deixaram a sua mensagem e agradecimentos. Ao final os alunos receberam os certificados de conclusão de curso.