Publicado em 30/10/2019 às 13:15, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Campanha Super Seleta caminha pelo Bairro Jardim Gramado

Assessoria de Imprensa,
Foto: Divulgação/ASCOM

Conscientizando a população sobre a separação correta do lixo produzido dentro das residências e dias específicos para a coleta de cada tipo de lixo, alunos da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, servidores públicos do Executivo e Legislativo caminharam pelo Bairro Jardim Gramado entregando aos moradores informativos sobre a Campanha Super Seleta.

Com o objetivo de sermos mais eficientes na reciclagem do lixo a partir da separação correta nas residências e atendimento da legislação ambiental, a Prefeitura Municipal firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público para a realização do transbordo dos resíduos de São Gabriel do Oeste para aterros sanitários devido ao “problema social e ambiental em nosso município que é o lixão dentro do perímetro urbano ao lado dos imóveis causando muitos problemas, além da falta de consciência das pessoas que jogam lixo ao redor”, comentou o Prefeito Municipal, Jeferson Luiz Tomazoni.

A partir de amanhã (31), ocorrerá o primeiro transbordo de resíduos do município para o aterro sanitário da empresa Solurb na cidade de Campo Grande. A cidade de Rio Verde de Mato Grosso está pleiteando a licença ambiental com o intuito de atender a região Norte, porém, atualmente o município mais próximo é a Capital.

A coleta seletiva é fundamental para a saúde pública, para a conservação do meio ambiente e para a economia de São Gabriel do Oeste. “Essa campanha de estarmos andando nas casas distribuindo material possui o intuito das pessoas participarem e ajudarem na separação do seu lixo, assim, nós possamos ser mais eficientes no trânsito do transbordo diminuindo o custo. Se levar tudo sem separar o custo será alto porque é por toneladas que pagaremos”, disse o Prefeito Municipal, Jeferson Luiz Tomazoni.

Coleta Seletiva

Com um cronograma específico, a coleta no município ocorre de segunda-feira à sexta-feira.

Na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira são destinadas para a coleta de lixo orgânico e rejeitos. O lixo orgânico ou lixo úmido são a erva-mate, borra de café, resto de comida, casa de legumes, frutas, casca de ovo, folhas, etc. O rejeito ou não recicláveis são os lenços, papel higiênico, absorventes, guardanapos de papel sujo, fotografias, espumas, acrílico, espelhos, tijolos, etc. Tanto o lixo orgânico quanto o rejeito devem ser separados em sacolas individuais.

A terça-feira e quinta-feira são destinadas para o recolhimento de lixo reciclável ou lixo seco que são as embalagens de papel, papelão, metal, vidro, plástico e isopor.

É importante sempre identificar as sacolas ou caixas de papelão que contenham em seu interior materiais perfurantes, assim podemos auxiliar na segurança de todos em especial dos coletores municipais.

Pilhas e baterias devem ser descartadas nos Ecopontos localizados nas escolas, supermercados e prédios públicos. Resíduos eletrônicos (computadores, televisores, celulares, etc) são recolhidos na Avenida Castelo Branco, 122 e o Ecoponto responsável pelos pneus está localizado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Isso não é somente para o município, isso é para toda a população”, enfatiza o vereador Roberto Emiliani sobre a importância de cada um fazer a sua parte em tornar São Gabriel do Oeste uma cidade cada vez mais limpa e desenvolvida.