Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

12.12.2022

Câmara realiza a entrega do Título de Cidadão Honorário de São Gabriel do Oeste

Cb image default
Foto: arq. CMSGO

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizou, na noite de sexta-feira (09/12), a Sessão Solene para entrega do “Título de Cidadão Honorário” para 9 personalidades de São Gabriel do Oeste.

Dos 11 vereadores, 9 escolheram uma pessoa para entrega do título. A concessão das honrarias foi proposta, como forma de reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município.

Foram homenageados: Luiz Carlos Rotilli (Edson Tozetto), Aymoré Alves Marinho (Fabio Miranda), Ademar Quadros Mariani (Fernando Rocha), Selma Lambert (Kalícia de Brito), Antônia Bomm (Luizinho Freitas), Nilio Aparecido Amaral (Perkão Sales), Vilma Leda de Almeida Sant Anna (Ramão Gomes), Valderi Valentini (Suelen Pascoal) e Tereza Cristina Correa da Costa Dias (Vagner Trindade).

Conheça um pouco mais sobre os 9 homenageados:

Cb image default
Luiz Carlos Rotilli e Ver. Edson Tozetto

Luiz Carlos Rotilli

Nascido em 1960 em Pato Branco, Paraná, filho de Paulo e Albina Rotilli, teve 14 irmãos. Aos 18 anos com sonho de cursar Agronomia mudou-se para Mato Grosso do Sul, voltando ao Paraná com 22 anos. Em 1980, casou-se com Irma Rotilli, onde tiveram uma única filha. De volta ao Mato Grosso do Sul, atuou com serviço de plantio e colheita para terceiros por 11 anos, vindo a conseguir adquirir sua terra e hoje, se orgulha da fazendo Vó Bina, na Mata Seca. Carlos Rotilli é um grande apoiador e dedica parte do seu tempo a projetos e entidades de caridade pelo município de São Gabriel do Oeste. 

Cb image default
Aymoré Alves Marinho e Ver. Fabio Miranda

Aymoré Alves Marinho

Membro e fundador do Fórum Permanente de Idoso do Estado de Mato Grosso do Sul- FPIMS em 1996, também foi membro responsável pela implantação da Política Municipal do Idoso – PMI em Campo Grande -MS. Em 2000 foi um dos responsáveis pela implantação da Política Estadual do Idoso -PEI. Publicou através da Prefeitura de Campo Grande uma coletânea de anotações: “Evolução Histórica da Política Nacional do Idoso- Anotações Cronológicas”. Homenageado na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em 2011, em 2013 foi presidente do Conselho Municipal do Idoso em São Gabriel do Oeste, e em 2017 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Legislativo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor da pessoa idosa em Mato Grosso do Sul. Em 2018 foi Criador do Grupo AROEIRIDADE, no Bairro Fênix em São Gabriel do Oeste.

Cb image default
Ademar Quadros Mariani e ver. Fernando Rocha

Ademar Quadros Mariani

Nascido em Sarandi, RS. Estudou na cidade de Florianópolis, SC, e concluiu o curso de direito em Passo Fundo, RS. Foi Policial Civil em Florianópolis e delegado de Polícia em São Miguel do Oeste, SC, onde foi Prefeito Municipal de 1975 até 1979. Em 1975 aportou em São Gabriel do Oeste, onde exerceu a profissão de advogado. Foi assessor Jurídico da Prefeitura Municipal e presidente da Subseção da OAB. Ao longo das quase cinco décadas, atuou na área criminal, trabalhista, mas sua paixão está no Direito Civil. 

Cb image default
Selma Lambert e ver. Kalícia de Brito

Selma Lambert

Nascida em 18/01/1952, na cidade de Ijuí/RS, filha de João Antônio Lambert e Inez Lambert. Casou com Carlos Barriola Quinteros com quem teve dois filhos. Em 1976, mudou-se para São Gabriel do Oeste/MS, onde trabalhava na empresa Milani, onde atuou por 17 anos. Selma também atuou como professora na Escola Estadual Bernardino Ferreira da Cunha, onde também prestou serviço como contadora. Em 1984 inaugurou a Livraria Saionara, onde está instalada no mesmo local até o dia de hoje, em 2023 completará 39 anos de atividade no município. Selma atua em seu comércio, participa do conselho da Acisga, do Conselho Deliberativo da Cooasgo e é Tesoureira e Diretora da Patrimônio do Lions Clube. 

Cb image default
Antônia Bomm e ver. Luizinho Freitas

Antônia Bomm

Antônia Bomm, nasceu em 13 de julho de 1947 em Santo Ângelo/RS. Filha de Maria Joana Veloso e Querino Veloso. Casou-se em 1965 com Edmundo Bomm, onde tiveram 4 filhos. Chegou em São Gabriel do Oeste em 1985, e seu primeiro trabalho foi como enfermeira em um laboratório e em dias de folga fazia plantão nos Hospitais Sul Clínica e São Francisco. Atuou no Hospital São Francisco por 30 anos, onde se aposentou. 

Cb image default
Nilio Aparecido Amaral e ver. Perkão Sales

Nilio Aparecido Amaral

Nilio Aparecido Amaral, nascido em 31/08/1968, filho de José Pereira Amaral e Neide Silva Amal. Casado com Luzeni Pereira Souza Amaral e pai de 3 filhos. Chegou em São Gabriel do Oeste em 1979, onde trabalhou em lavoura com o Sr. Balduíno Maffissoni, e também trabalhou como servente de pedreiro no Sindicato dos Trabalhadores de Movimentação de Mercadorias por 25 anos. Hoje Nilio é empresário e proprietário da Empresa Amaral Serviços. 

Cb image default
Vilma Leda de Almeida Sant Anna e ver. Ramão Gomes

Vilma Leda de Almeida Sant Anna

Nascida em 27 de janeiro de 1955, em Londrina/PR, filha de Antonia de Almeida Sant Anna e Humberto Brandão Sant Anaa. Ainda criança mudou-se com os pais para Campo Grande/MS, onde conheceu seu hoje marido, Roberto Emiliani. Em 1975, mudou-se para São Gabriel do Oeste onde casou e teve dois filhos. Desde então já esteve como Primeira Dama do Município, participando ativamente da vida Social, religiosa, econômica e da comunidade. 

Cb image default
Valderi Valentini e ver. Suelen Pascoal

Valderi Valentini

Valderi Valentini, nascido em 20 de agosto de 1961, em São Valentim/RS, filho de Felice Valentini e Lurdes Bigolin Valentini. Em 1982, mudou-se para São Gabriel do Oeste, para trabalhar com o plantio de grãos, onde também trabalhou com construção civil. Em 1997 foi contemplado com um lote no Assentamento Campanário, local em que está até hoje, desenvolvendo atividades de plantio de grãos e suinocultura. 

Cb image default
Tereza Cristina Correa da Costa Dias e ver. Vagner Trindade

Tereza Cristina Correa da Costa Dias

Tereza Cristina nasceu em Campo Grande, é casada, mãe de dois filhos. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Em 1990, Tereza Cristina integrou a direção da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Em 2007 comandou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Seprotur). Em 2014 candidatou-se ao cargo de deputada federal, foi eleita e presidiu a Frente Parlamentar Agropecuária. Em 2018 Tereza Cristina foi reeleita e no início de 2019, assumiu o cargo de Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Bolsonaro. Em 2022 Tereza Cristina foi eleita Senadora com 829.149 votos no MS.

A homenageada Tereza Cristina não pode comparecer por problemas pessoais, mas enviou uma nota dizendo “que se sente muito honrada por receber a homenagem e que virá até São Gabriel do Oeste receber a placa de homenagem pessoalmente”.