Publicado em 16/03/2020 às 13:10, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste recebe equipe do Projeto Primeiro Passo

Assessoria de Imprensa,
Foto? Divulgação/ASCMSGO

Com o foco voltado na discussão de cursos para a Educação Profissional ao lado de autoridades e população local, o Projeto Primeiro Passo esteve na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, na manhã desta segunda-feira (16). O projeto irá passar por todas as regiões do Estado até 2021.

Estiveram presentes no encontro Paula Pantalena, Gestora Educacional de Desenvolvimento Local; Graciela Ferreira de Oliveira, Professora e Técnica de Educação Profissional; Vereador Fernando Rocha; Vereador Luizinho Freitas; Secretária Municipal de Educação de São Gabriel do Oeste, Kalícia de Brito França; Coordenador do Governo do Estado na Região Norte de MS, Valdenir Careca; representante da Funtrab de São Gabriel do Oeste e profissionais da educação.

Realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), o Primeiro Passo trabalha com encontros, reuniões e apresentações que visam definir os cursos técnicos a serem ofertados pela SED em cada região.

O encontro contou com uma programação que abordou o desenvolvimento econômico por meio da educação profissional, fazendo a ponte entre Estado e município, ouvindo os cidadãos com o objetivo de trazer cursos que atendam a demanda local a partir dos setores produtivos e identificação de desafios para implementação dos mesmos.

Em São Gabriel do Oeste foram apontadas as mais diversas demandas em cursos de qualificação, sendo elas: atendimento ao público; eletricista automotivo; eletricista industrial; manutenção e operador de máquinas agrícolas; recursos humanos; controle de qualidade de alimentos; cuidador infantil; técnico em informática; auxiliar administrativo; técnico em análise de solos; e classificador de sementes.

Ao final do encontro foi lida a carta de intenção onde o Governo Municipal, empresários e as instituições locais comprometem-se a apoiar o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, em oferecer instrumentos e oportunidades para os jovens da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de auxiliar na formação de profissionais qualificados. No mesmo documento, é informado que a contrapartida da Secretaria de Estado de Educação também se comprometerá em oferecer educação profissional de qualidade social, com foco na vocação e no perfil socioeconômico do município, seguindo as sugestões prestadas pelas pessoas presentes e suas assinaturas.

O Projeto já visitou as cidades de Três Lagoas, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia e Ivinhema. Após sua passagem por São Gabriel do Oeste, a equipe do projeto segue para Rio Verde de Mato Grosso/MS.