21.10.2021

Câmara de São Gabriel do Oeste reivindica criação da polícia penitenciária de MS

Divulgação

Os vereadores de São Gabriel do Oeste estão reivindicando do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), a solução de um antigo problema: a criação da polícia penal estadual.

O pedido foi feito por meio de uma moção de solidariedade aos servidores da administração penitenciária de MS. O documento será encaminhado, nesta quarta-feira (20), também para os 24 deputados estaduais e para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

“Nossa expectativa é que o governador atenda nosso pedido. Temos interesse porque o estabelecimento penal feminino do Estado fica em São Gabriel do Oeste. E há outras questões ainda. A polícia militar prende, a justiça pune, mas quem cuida são os agentes penitenciários. Quando um preso foge, quem vai atrás são eles. Há muito que regulamentar”, avalia o presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha.

Os vereadores querem que o Poder Executivo envie para a ALEMS (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) uma PEC (proposta de emenda à Constituição estadual) que crie a Polícia Penal do Estado e um projeto de lei que regule a carreira e defina as atribuições e responsabilidades da categoria.

A motivação dos São-Gabrielenses para a cobrança é a Emenda 104 à Constituição Federal, que foi promulgada em dezembro de 2019. Ela criou a polícia penal e a vinculou ao órgão administrador penal dos estados, visando à segurança dos estabelecimentos penais.

“A Câmara de São Gabriel do Oeste entende que a ação é de relevante interesse público e de alto risco. Tenho certeza que as câmaras de vereadores do Mato Grosso do Sul poderão hipotecar esse apoio que os servidores penitenciários necessitam para sensibilizar tanto o governador quanto os deputados estaduais”, discursou Fernando Rocha, na manhã desta terça (19).