Publicado em 06/02/2020 às 07:48, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Câmara de São Gabriel do Oeste realiza a primeira sessão ordinária de 2020

Assessoria de Imprensa,
Cb image default
Foto: Divulgação/ASCMSGO

A abertura dos trabalhos do 4° ano Legislativo da 9ª Legislatura da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste ocorreu na manhã de terça-feira (04) no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho – Sr. Quinca. 

Durante a sessão ordinária, após o hino de São Gabriel do Oeste, as autoridades eclesiásticas, Padre Flaudemir Antônio e Pastor Renivaldo Oliveira, deram início às atividades abençoando os trabalhos de 2020 da Câmara Municipal. Dando sequência na sessão ordinária, o Prefeito Municipal, Jeferson Luiz Tomazoni, foi convidado para também deixar a sua mensagem a população.

Na utilização da tribuna os vereadores iniciaram o ano cobrando demandas, comentando desafios e abordando o período eleitoral que ocorrerá em 2020.

Dando boas vindas ao novo ano legislativo, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne enfatizou que mesmo durante o recesso parlamentar as atividades continuaram. “Estou aqui neste momento em forma de agradecimento, onde quero agradecer por tudo que vem ocorrendo em 2019 e neste início de 2020 já iniciamos com muito trabalho”. Parabenizando as pastas que compõe o Executivo Municipal, o vereador comenta que todos os Secretários da atual gestão não são indicações políticas, mas sim, pessoas de carreira e das áreas as quais são responsáveis. Neste ano eleitoral o Presidente da Casa de Leis cita que “os nervos vão à flor da pele, mas, quero conclamar os colegas vereadores que sejamos nós exemplos para a população [...] e prevaleça à verdade”, convidando a população para acompanhar de perto e conhecer o trabalho de cada representante na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste.

A vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Rose Pires, iniciou sua fala no expediente agradecendo a todos os vereadores pelo trabalho realizado em 2019. Como Presidente do Partido MDB municipal, Rose Pires também utilizou a tribuna para apresentar o pronunciamento do Presidente Nacional de seu partido no qual informa que “a nível municipal e estadual, o partido sentiu muito a saída do atual Prefeito Municipal, Jeferson Luiz Tomazoni. Como também, no mês de janeiro, a desfiliação da Vice-Prefeita, Ivone Pierezan”, respeitando as decisões de ambos. Contudo, nas eleições de 2020 terá nome a candidato a Prefeito ou a Vice-prefeito e chapa de vereadores, juntamente com outros partidos que coadunam com os mesmos ideais. Neste sentido, como Presidente do MDB de São Gabriel do Oeste, Rose Pires, reafirma o compromisso e pôs o seu nome á disposição do Partido.

O vereador Marcos Paz comentou que chegou o momento de “reanimarmos e buscarmos cada vez mais benefícios para a população”. Em referência ao processo eleitoral deste ano de 2020, “como toda disputa, aguça um pouco os sentimentos de quem está disputando e daqueles que torcem por determinado candidato ou candidata, mas, que possamos principalmente dar o exemplo e manter o nível de convivência dentro deste parlamento”, disse o vereador em tribuna que após os processos eleitorais todos vão ter que conviver com as diferenças de cada. Ainda no tema eleições 2020, Marcos Paz faz um apelo à sociedade são gabrielense para o cadastramento da Biometria no Cartório Eleitoral do município, informando que quase 10 mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento e os agendamentos podem ser feitos através da internet ou pelo telefone do Cartório Eleitoral (67) 3295-6534.

“São Gabriel do Oeste depende exclusivamente dos são gabrielenses, somos nós que iremos fazer a diferença em nosso município”, afirmou o vereador Vagner Trindade no grande expediente da sessão ordinária em relação as mudanças as quais esperamos para termos um melhor sociedade. “Estamos em nosso último ano de mandato e tenho a consciência tranquila que estou exercendo da melhor forma possível. Tenho feito um trabalho intenso em todos os setores, mas, principalmente com a juventude de São Gabriel do Oeste com o ‘Projeto Levanta Juventude’”, afirmando que estabeleceu importantes parceiras com o intuito de realizar palestras e capacitações para os jovens. Paralelamente, o vereador Vagner Trindade informa que também está planejando o ‘Café Empresarial’ voltado para os empresários que queiram ampliar os seus conhecimentos e realizar a “casamento” dos dois programas em prol da população.

Realizando uma retrospectiva de seu mandato, o vereador Fernando Rocha comentou que a primeira sessão ordinária é muito importante “porque ela identifica o que cada vereador pensa a respeito deste quarto ano de mandato e ano de eleição”. Fernando Rocha destacou as audiência públicas, projetos e relembra que quando disputou as eleições disse que trabalharia pelas famílias do município. O vereador também falou sobre o ano eleitoral e afirma a importância das pessoas acompanhem o trabalho do vereador e as sessões ordinárias. “Venham até a Câmara Municipal conversar conosco mesmo que não nos conheçam, para saber o que está sendo feito antes de maltratar os representantes pelas redes sociais, que é o que vem acontecendo e irá acontecer neste ano e estamos preparados para isso”, disse Fernando Rocha que aos invés de denegrirem a imagem dos representantes políticos, as críticas não construtivas servem como incentivo na busca do melhor para o município.

Em vista o processo eleitoral, o vereador Ramão Gomes utilizou da primeira sessão ordinária para “dizer principalmente aos agentes políticos, aonde todos os interessados através de seus métodos e estratégias, tentarão conquistar a vitória [...] que nós não possamos atravessar os limites da sensatez, coerência e respeito um para com os outros [...] e que isso permaneça” no decorrer do ano. Em relação a dengue, o vereador afirmar estarmos em uma epidemia e que no momento não requer apenas o empenho dos agente das Secretaria de Saúde, mas, principalmente da população e essa situação é uma consequência de falhas, seja no sistema e/ou na falta educação por parte da população. O vereador finalizou parabenizando “não só o Prefeito, mas, toda a sua equipe pelos pontos positivos e acertos em nosso município. Dizer que nós temos muito a melhorar e [...] foi dito para termos paciência, sabedoria, respeito e principalmente diálogo, ele não deve ser somente do Executivo para com o Legislativo, mas também, com a população”.

“É um dia de muita alegria de minha parte, pois, é o início dos trabalhos e primeira sessão legislativa do ano”, assim o vereador Angelo Mendes iniciou a sua participação na sessão ordinária. Em uma fala de agradecimento, o vereador parabenizou cada vereador e funcionário da Câmara Municipal que trabalham em prol da sociedade são gabrielense. Angelo Mendes também comentou sobre os números alcançados nos três anos de mandato, onde a partir de seu intermédio direito ou através de parcerias com demais vereadores, Executivo Municipal, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores, Governo Estadual e Governo Federal, foram possíveis contribuir a partir do Duodécimo, emendas e recursos mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos. “Sou feliz e grato por isso [...] e estou aqui para servir o povo”, comenta o vereador que frisa que o papel de todos é ajudar e continuar ajudando São Gabriel do Oeste neste novo ano legislativo.

Refletindo sobre as ações do ano anterior, o vereador Luizinho Freitas afirma que 2019 “foi um ano muito bom para São Gabriel do Oeste, um ano de muito trabalho”. Parabenizando o Prefeito Municipal e todo o seu Secretariado pelos trabalhos realizados, Luizinho Freitas que acompanha constantemente as ações realizadas pela Secretaria de Infraestrutura, observou que as estradas rurais vem recebendo manutenções constantes e sabe que não são três anos que um problema decorrente do município nos períodos da safra será solucionado, porém, as medidas cabíveis vem sendo tomadas. O vereador sugestionou que seja realizado uma operação safra, com o intuito de resolver os pontos mais críticos para não haver danos no escoamento da safra. Ao final de sua fala, Luizinho reafirmou o seu compromisso e que irá continuar “trazendo recursos do Governo do Estado, juntamente com demais vereadores, para ajudar o município”.

Na utilização da tribuna na primeira sessão do ano, o vereador Rosmar Alves demonstrou preocupação aos acontecimentos do mundo fazendo uma analogia entre o caso do Coronavírus, enchentes em Belo Horizonte, casos da dengue no município e política afirmando que “estamos vivendo e vendo um mundo a qual a nossa realidade parece muitas das vezes estar distante e ao mesmo tempo muito perto. [...] Enquanto nós não vivermos ou entendermos que a nossa sociedade deve trabalhar por um bem exclusivo, nós nunca vamos conseguir nada e o mundo irá caminhar para algo pior”. O vereador comenta que nos dias de hoje, para algumas pessoas, nada está bom, indagando “onde está os ‘criticadores’ para vir até aqui (na Câmara Municipal) apresentar ideias e projetos para a cidade”. Na tribuna Rosmar Alves deixa claro que “não estou aqui para defender ou elogiar o Executivo”, mas solicita que todas as demandas sejam atendidas de igual e que seja pensado o melhor para o município.

Em sua participação na abertura dos trabalhos, o vereador Rogério Rohr apresentou demandas voltadas para a manutenção de estradas rurais e urbanas. O vereador afirmou que não faz vídeo em rede social para se promover e que esta é a forma de “tocar o seu mandato”. Referente à forma de trabalhar, o parlamentar deixou claro que continuará sendo crítico a administração e “quem irá julgar será a população para poder voltar para esta Casa ou em subir degraus” caso dispute a Prefeitura. Rogério Rohr, também, afirmou que é pré-candidato a Prefeito de São Gabriel do Oeste, caso for desejo de um grupo de pessoas, e que sairá de seu atual partido político (PDT). Rogério Rohr informa que ainda não se filiou a outro partido, porém, está conversando com demais siglas.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Jeferson Luiz Tomazoni; Vice-prefeita, Ivone Terezinha Pierezan; Secretária Municipal de Educação, Kalícia de Brito França; Secretaria Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior; Secretária Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene Reginatto Eibel; Presidente do SAAE, Fábio Junior; Presidente da Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste, Rodrigo Nissola Wazlawich; Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Vilson Brusamarello; Presidenta do SIMTED de São Gabriel do Oeste, Mirian Amaral Bonilha Nogueira; entre demais autoridades e população.

Sessão Ordinária: As sessões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras a partir das 9h no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho (Sr. Quinca), na sede desta Casa de Leis, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck, 958 – Centro.