Publicado em 10/03/2020 às 16:00, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Soldado do 5º SGBM é homenageado pela Câmara de São Gabriel do Oeste com Moção de Congratulação

Assessoria de Imprensa,
Renan Oliveira Alcântara e sua família. Foto: Divulgação/ASCMSGO

Os Vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste entregaram, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (10), a Moção de Congratulação ao Soldado do 5º Subgrupamento de Bombeiro Militar (SGBM) Independente de Coxim, Renan Oliveira Alcântara, pelos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

O Corpo de Bombeiros Militar executa sua missão através de intervenções operacionais de salvamento em acidentes ou em situações de risco, combate a incêndios e orientações à comunidade acerca dos perigos de incêndio, além da prestação de auxílios a comunidade e do atendimento pré-hospitalar. Atua, também, de forma pró ativa realizando vistorias técnicas exigidas em lei. O 5º SGBM é responsável pelo atendimento nas regiões dos municípios de Coxim, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sonora, Pedro Gomes e Rio Verde de Mato Grosso.

Em seu histórico como soldado do 5º Subgrupamento de Bombeiro Militar (SGBM) Independente de Coxim, a atuação de Renan Oliveira Alcântara foi decisiva para salvar a vida de um cidadão são gabrielense. Em 2019, durante uma confraternização na Oficina Clinicar Veículos no município, Jackson Carvalho, se engasgou com um pedaço de carne que provocou a obstrução de sua via respiratória, o impedindo de respirar.

Através de seus conhecimentos, Renan Oliveira Alcântara identificou o problema aplicando a manobra de Heimlich e após 20 segundos ocorreu a desobstrução, evitando assim maiores danos à saúde e até o óbito de Jackson Carvalho. O soldado do 5º SGBM estava de folga na ocasião. A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias.

Através das ações de Renan Oliveira Alcântara foi demonstrado o compromisso do bombeiro militar no cumprimento da sua função 24 horas por dia. A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste parabeniza o profissional pelos serviços prestados a toda sociedade.