Publicado em 06/05/2019 às 10:03, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54

Bairro Milani recebe sua nova Unidade de Saúde

Intermediações dos vereadores foram decisivas

Assessoria de Comunicação,

Entregue à população são gabrielense no último sábado (4), a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Milani está em pleno funcionamento após três anos incansáveis de reforma e ampliação.

Com a liberação dos recursos intermediados pelos vereadores desta Casa de Leis, com auxílio da atual Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com a emenda de R$249 mil, o “novo” posto de saúde tornou-se realidade através do empenho do Prefeito Jeferson Luiz Tomazoni e demais secretarias municipais.

“Para mim a entrega da unidade do Bairro Milani é mais um momento de felicidade e de entrega, porque pegamos este posto pela metade, sem estar concluído e sem recurso disponível para fazer. Com a ajuda dos vereadores conseguimos terminar esta obra e hoje estamos com este posto lindo. Gostaria de agradecer a todos e que a população vai estar muito bem atendida pela equipe e por este posto”, disse a Secretaria Municipal de Saúde, Michele Alves Pauperio.

A unidade básica de saúde do Bairro Milani conta com os mais diversos atendimentos a população, entre eles, curativo, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), imunização, nebulização, teste de gravidez, dispensação de medicamentos e preservativos, atendimento médico e enfermagem.

Além destes, o local dispõe de um ambiente reservado, equiparado e confortável para a realização de exame de preventivo (câncer do colo uterino e mama). A consulta e tratamento odontológico, também, possuem um local apropriado e equipamentos tecnológicos para diversas demandas da população.

Representando o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Vagner Trindade, falou sobre o empenho de todos os vereadores para que este momento ocorresse, agradecendo a parceria e felicitando a comunidade pelo Posto de Saúde.

“Todos os vereadores se empenharam para que uma oportunidade desta acontecesse de forma tão alegre depois de um dia tão chuvoso. O sol brilha para todos e neste caso a população do Bairro Milani recebe este brilho tão grande que é este posto. Tenho certeza, que é de forma muito bem merecida, a população recebe este local tão bem preparado e estruturado. Então, parabéns a toda a comunidade e servidores, ao Prefeito Municipal Jeferson Luiz Tomazoni, pela dedicação em não desistir e em ser firme para que a obra fosse finalizada”, falou o vereador Vagner Trindade.

Constantemente os vereadores de São Gabriel do Oeste utilizavam a tribuna para solicitar as devidas providências para a conclusão da obra.

No primeiro ano desta legislatura, na busca de recursos para a conclusão do mesmo, em 2017, os vereadores Valdecir Malacarne, Rose Pires e Vagner Trindade estiveram em Brasília para articular a liberação dos repasses pendentes que impediam o processo de finalização do ESF do Bairro Milani.

No mesmo ano, o pedido de providência n°128/2017 de autoria do vereador Vagner Trindade, deu entrada para que fosse providenciado um imóvel provisório paras instalações do ESF-II, do Bairro Milani enquanto a obra se encontrava em andamento. Outra proposição protocolada foi à indicação n°18 de 2018, da vereadora Rose Pires, para que fosse feito a construção de um espaço físico adequado, com construção de piso concreto e cobertura na área dos fundos do Posto ESF III – Amábile Maffissoni, para atendimento aos pacientes diabéticos e hipertensos. Demais pedidos de providência, indicação e informação sobre este assunto podem ser consultados na Câmara Municipal.

Na ocasião, se fizeram presentes representantes do Poder Executivo, população e os vereadores Vagner Trindade, Fernando Rocha, Marcos Paz e Roberto Emiliani. A entrega da obra faz parte da programação dos 39 anos de São Gabriel do Oeste.

Durante o evento, a população pode participar da Campanha do Dia D de Vacinação contra o Influenza, melhorando a cobertura da vacina junto aos grupos que devem receber a dose.