09.08.2019

São Gabriel do Oeste realiza o 18° Encontro de Educadores

Cerimônia de abertura oficial. Foto: ASCOM

Os vereadores Marcos Paz, Roberto Emiliani, Luizinho Freitas, Vagner Trindade, Rogério Rohr e o Presidente da Câmara, Valdecir Malacarne, participaram da abertura oficial do 18º Encontro de Educadores de São Gabriel do Oeste que ocorreu na noite de quinta-feira (8), no CTG Chama Criola. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação.

Com o tema “Todos em Sintonia Por Uma Educação de Qualidade”, a Formação Continuada agrega para os educadores diversos conhecimentos capazes de transformar e impactar o contexto profissional e escolar, gerando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.

“A programação deste encontro trás diversas palestras e workshops visando à reflexão e busca de novos horizontes para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para criança e jovens de São Gabriel do Oeste. [...] Uma educação de qualidade acontece quando todos estão em sintonia. Família, educadores, comunidades, alunos e que estes possam criar um ambiente favorável e um lugar de convivência no qual exercite o respeito e a solidariedade, além do desenvolvimento cognitivo”, declarou a Secretária de Educação Municipal, Kalicia de Brito França.

A Secretária de Educação também agradeceu aqueles que contribuíram para a educação do município. “O 18° Encontro de Educadores de São Gabriel do Oeste assinala um momento histórico para a educação de nosso município, com a história de cada um de vocês e temos a alegria de estar aqui conosco os que fizeram muita história e deixaram marcas, os nossos aposentados”, finaliza Kalicia de Brito França.

Representando a Câmara Municipal, o professor e pós doutorando, vereador Marcos Paz. Foto: ASCOM

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Marcos Paz falou sobre a evolução da educação no município e o papel da Câmara nestes anos.

Segundo o Marcos Paz “se nós fizermos uma pré-resgate, em 18 anos, a nossa rede de ensino de São Gabriel do Oeste cresceu muito: duas escolas estaduais a mais (Dorcelina Folador e a Creuza Aparecida Della Coleta), criação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que antigamente eram as creches, as instituições particulares [...] Então, o município investiu muito em educação na sua estrutura, mas, principalmente na sua maior riqueza que é o profissional. A Câmara Municipal ao longo destes anos também esteve presente quando debateu o Estatuto do Servidor Público Municipal, o Plano Municipal de Educação, a criação de cargos (professor assistente) que hoje possui mais de 80 profissionais no município” entre demais leis que beneficiaram os educadores de São Gabriel do Oeste.

Presente no evento, o Deputado Estadual, Onevan de Matos parabenizou a administração pública pelo bom desempenho em sua gestão. “São Gabriel do Oeste é um município diferente de todos os demais municípios de Mato Grosso do Sul em relação à educação. Isso é uma demonstração que o município busca a transformação através do único meio possível, que é a educação. Aqui eu vejo que é uma sequência de gestões que se preocuparam com a educação e o exemplo está aí, 18° Encontro. Aqui demonstra o compromisso sério e responsável com a educação. Parabéns a gestão municipal, toda a sua equipe, a Secretária de Educação, aos vereadores, enfim, dizer que é uma satisfação de estar aqui neste encontro”, disse o Deputado Estadual.

Refletindo no processo de ensino-aprendizagem, as práticas pedagógicas e às novas tendências educacionais, o encontro termina nesta sexta-feira (09).