18.11.2019

Projeto Programando o Futuro certifica alunos da rede municipal de ensino

Foto: Divulgação/ASCOM

Alunos das turmas do ensino fundamental do 4° e 6° anos das Escolas Municipais Armelindo Tonon, Ênio Carlos Bortolini, Nilma Glória Gerace Gazineu, Pingo de Gente e Senador Filinto Muller, receberam nesta manhã (18) os certificados de conclusão do Projeto Programando o Futuro.

Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, o projeto teve por objetivo contemplar as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, desenvolvendo habilidade técnicas e práticas sobre softwares e hardwares, conceituação básica sobre programação e preparação para as Olimpíadas de Informática.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial a cada técnico, cada instrutor de informática que lá nas escolas realizaram este programa. [...] Tenho certeza que essas crianças colherão muitos frutos deste curso. [...] A informática está aí para aprendemos, não somente para utilizar o celular, mas para utilizar o computador e suas várias ferramentas como um processo de aprendizagem. Meu muito obrigada a cada criança que participou a aos voluntários”, disse a Secretária Municipal de Educação, Kalicia de Brito França.

Com carga horária de 100 horas, os alunos tiveram aulas ao longo de 2019 com professores voluntários que ensinaram: Edições de Vídeo; Programação; Pacote de Escritório, Introdução a Hardware e Software; e Rede e Computação na Nuvem.

“Estas crianças (concluintes do curso) já estão na frente das demais porque a vida é competitiva [...] aquele que tiver mais condições é esse que irá conseguir a vaga de trabalho. Hoje nesta área de informática temos que investir e é muito importante que vocês invistam em conhecimento e que os pais deem este incentivo. Quando o município faz isso, oferece para os seus alunos cursos gratuitos nesta área tão importante para o mundo, nós temos que realmente ficarmos muito felizes e agradecer ao Prefeito, agradecer a Secretaria de Educação e aos técnicos que auxiliaram. Que no ano que vem possam oferecer para mais alunos” comentou o vereador Fernando Rocha, representando a Câmara Municipal.

Os vereadores Vagner Trindade, Roberto Emiliani e o Presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Malacarne também participaram da solenidade.

O Programando o Futuro foi ofertado de forma gratuita e pensado para atender a todos os alunos interessados em aprender sobre o assunto.

“Este projeto também trouxe inclusão porque se pensou em fazer um projeto no horário das aulas daqueles que moram nas fazendas e que não poderiam fazer um contraturno (turno fora do normal). [...] Todo mundo que quis pôde fazer para que não se tenham oportunidades diferentes e é muito importante que aproveitem tudo o que oferecemos. [...] É um trabalho de investimento nas pessoas e é o que nós acreditamos”, disse o Prefeito Municipal, Jeferson Luiz Tomazoni.